Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Alaor Pedroso Netto

Quem é você?
Sou o Professor Alaor, nasci em Ituverava, interior de São Paulo, porém vivi a maior parte de minha vida em Miguelópolis, cidade que me acolheu e que tenho como meu lar.
Estudei em escolas públicas em minha cidade e com muita determinação consegui ser bolsista pelo Prouni. Concluí o curso de Letras pela Unifran (Universidade de Franca-SP) em 2009.
Atualmente sou professor de Língua Portuguesa e de Música.
Após muitas participações em publicações da CBJE e da editora Via Literária estou finalizando minha primeira publicação independente. O livro “Dessonetos e Situações Crônicas” estará pronto em breve e será lançado primeiramente na cidade de Franca.
Toda semana publico textos de minha autoria no blog http://professorpoetalaor.blogspot.com/, é nesse espaço e na CBJE que divulgo meu trabalho como poeta e escritor.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Foi em Franca que tudo começou. Na sala de aula. Alguns momentos de distração. O clima, as discussões sobre literatura. As leituras inesquecíveis. Odisséia, Dom Quixote, Metamorfoses... Leituras que despertaram o escritor e poeta que se escondiam em mim.
Depois das leituras, os incentivos de meu amigo Elvis e de minha namorada Patricia sempre foram fundamentais para que eu estivesse sempre escrevendo.
A correria do mundo me levou a procurar uma maneira de expressão. Os estudos sobre Camões e o Classicismo fizeram surgir uma maneira adequada para exprimir os sentimentos. O soneto. Depois que fui apresentado ao soneto nunca mais fui o mesmo.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Gostaria de dizer que minha vida não tem ligações com minha obra, mas isso é impossível, pois ambas apresentam uma relação estreita. O futebol, o amor, doutrinas filosóficas, ideologias, posicionamentos políticos escapam de minha vida e vão parar em minha obra.
Foi cantando o que mais gosto na vida que consegui minha primeira publicação na CBJE com o poema “Poesia e Futebol”.
O fingimento é também um recurso utilizado nos textos, no entanto não é possível se isentar totalmente. Quais são seus autores preferidos?
Machado de Assis, Kafka, Dan Brown, Shakespeare, Camões, Álvares de Azevedo, Flaubert, Verne, Dostoievski, Rousseau, Douglas Adams, Agatha Christie, e muitos outros...
Desde os clássicos até os Best Sellers. Desde os Românticos até os Realistas. A variedade da leitura é o que possibilita uma produção diversificada.

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Conheci a CBJE navegando pela internet em busca de como publicar um livro. Buscava por um espaço para divulgar meu trabalho como escritor. Então conheci a CBJE, que tanto apóia os jovens talentos há tanto tempo.
O trabalho da CBJE é de uma seriedade tão grande que acaba mudando a vida de jovens escritores. A possibilidade de ser reconhecido pelos seus textos por pessoas do Brasil inteiro. Começar como escritor tendo o apoio da CBJE é definitivamente um excelente “START”.

Aos que iniciam a carreira
O ato de ler é fundamental na formação de um escritor. É preciso saber buscar conhecimentos em fontes seguras para então construir um estilo “próprio”, ou seja, recriar um código literário partindo de fragmentos de outros códigos literários. A literatura, ou o que é considerado literário pode ser um bom ponto de partida, pois entramos em contato com os textos de maior prestígio entre os críticos. A partir desse contato podemos julgar melhor o que pode ser útil para uma produção que apresente características que leve o texto a obter certo status quanto a sua literariedade. Escrever é como criar um quebra cabeça. Buscando uma parte em cada autor, em cada obra uma nova possibilidade de escrever.


Contato: professor_alaor@hotmail.com
Blog: http://professorpoetalaor.blogspot.com/