Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Neusa Maria Travi Madsen

Quem é você?
Sou Neusa Maria Travi Madsen, gaúcha, nascida em Farroupilha- RS e residente em Lajeado-RS. Sou professora, licenciada em Letras e Pedagogia. Casada, mãe de três filhos, sou uma pessoa simples, alegre, calma, admiradora da natureza e de tudo o que é belo. Amo minha profissão. Procuro sempre ver o lado positivo daquilo que me cerca. Considero meus filhos o meu maior tesouro, pois sempre existirei através deles. Sou grata aos meus antepassados pelos ensinamentos transmitidos, através da vivência e do exemplo. Considero-me romântica e sonhadora. Acredito que enquanto tivermos a capacidade de sonhar estaremos “vivos”. Por isso serei eterna sonhadora...
“...não precisa de asas para voar, é só seguir os sonhos...”

... Sou um ser pensante e sonhador!

Sou amor e revolta; sou primeira e última
Sou verdade e esperança; sou paz e amizade
Sou doce e amarga; sou sorriso e lágrima
Sou persistente, em busca de minha integridade.

Sou fracasso e vitória; sou paciência e perdão
Sou ternura e carinho; sou coração e saudade
Sou medo e coragem; sou emoção e razão
Sou poesia, descobrindo a minha identidade!


Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Por ser filha e neta de professora, passei minha infância em contato com muitos livros. Tinha enorme curiosidade pelas letras e aprendi a ler precocemente. Os livros me encantavam. Desde então, não parei de ler. A leitura tornou-se um hábito para mim, passando a ser essencial.. Amo ler e escrever. Escrevo especialmente poesias desde a adolescência. Após manter guardados, por muitos anos, meus escritos poéticos, ousei, recentemente, participar de concursos literários, obtendo sucesso. Por incentivo de uma amiga poetisa encorajei-me para publicá-los na internet.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Sempre gostei de escrever, desenhar com palavras. Colocar no papel meus sentimentos me acalma e me impulsiona a continuar. Meus primeiros poemas foram escritos em forma de desabafo, sempre em momentos tristes. Depois, saindo de mim, registrei coisas do cotidiano, do social, da natureza. Sou introspectiva e lutei muito comigo mesma para publicá-los. Tinha receio de expor meus sentimentos. Acho que venci esta barreira, porque hoje, ver meus poemas publicados, causa-me grande satisfação e alegria. Escrever poesia está sendo muito prazeroso para mim.

...É na beleza do colorido das letras
e no perfume das flores,
que acalento meus sonhos,
para continuar a desenhar palavras,
e compor versos,
que se transformam em poesia...


Autores preferidos:
Há muitos autores bons e consagrados, na Literatura, mas gostaria de citar alguns poetas e poetisas prediletos: Fernando Pessoa, Cora Coralina, Vinicius de Moraes, Mário Quintana, Pablo Neruda, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade.

Como você conheceu a CBJE?
Procurando na internet sites com concursos de poesias, encontrei a CBJE. Após ler os regulamentos e proposta, resolvi participar da seleção de poemas. Fiquei muito feliz, quando fui selecionada e quando recebi os livros editados com excelente qualidade. Agradeço pela oportunidade que a CBJE proporcionou-me, ao escolher poesias minhas para serem publicadas. Isto me motiva a escrever sempre mais.
Com certeza o trabalho da CBJE tem importância significativa no crescimento de todos os jovens escritores, abrindo espaço, para que novos autores ingressem e se destaquem na literatura

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Considero-me eterna aprendiz, mas diria que se deve escrever, traduzindo o que vai na alma, no coração. É necessário deixar falar os sentimentos, acalentar os sonhos, sem, no entanto, perder a razão.
Não deixem seus escritos guardados na gaveta !
POESIA

P alavra que sai da alma,
O rnamentada com encanto e ternura.
E xpressa amor, saudade, paixão e amargura,
S ilêncios, emoções, calma e sonhos especiais...
I nspira beleza em forma de versos.
A rte de tornar os sentimentos imortais !



Contato: neusatravi@uol.com.br