Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Norbert Padilha Heinz

Quem é você?
Evolutivamente, eu sou um caso, dentre tantos casos do puro acaso. Sendo assim, não me surpreenderia se fosse uma espécie de traça que degusta versos de livros empoeirados das estantes de um sebo medíocre e, depois, vomita quaisquer palavras indigestas em uma sequência aleatória. Então, o que seria rabiscado em pedaços de folhas (as quais sempre tem algo importante impresso do outro lado e que eu, provavelmente, nunca vou ler) receberia o nome de poemas, apenas por apelo da consciência. Agora, se você prefere uma apresentação mais formal, me chamo Norbert, mas pode me chamar por qualquer uma das derivações do meu nome, resultante da plasticidade cognitiva individual. Sou Biólogo, Mestrando em Biologia Evolutiva pela UNICENTRO-PR.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Eu nunca me interessei pela Literatura. Foi a Literatura que se interessou por mim. Essa é a diferença quando a Literatura deixa de ser um hobby e passa a ser uma necessidade. A partir disso, você não busca mais palavras porque são elas que o procuram, sempre em momentos que não se espera por elas. Você é apenas uma ferramenta das palavras e é usado para descrever todos os começos, os meios e os fins, sem saber sequer qual vai ser o começo, o meio ou o fim. O que você sabe é que a cada verso, palavra por palavra, algo em sua alma pulsa em ecos: Tudo vale a pena... Tudo vale a pena... Tudo vale a pena...

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
É impossível dividir uma vida de uma obra. A vida tem traços da obra. A obra tem traços da vida. Se alguém disser que sua obra é algo separado de sua vida, só existem duas explicações lógicas: ou você não tem obra, ou você não tem vida.

Quais são seus autores preferidos?
Acho que não tenho nenhum autor preferido. Eu prefiro mesmo é ler sobre a vida dos autores. Não que ler as obras não seja importante. Mas, como eu disse anteriormente, a vida tem traços da obra, e é isso o que mais prende minha atenção na hora da leitura.

Como você conheceu a CBJE?
Quando descobri a CBJE através da internet, três vantagens me chamaram a atenção. Primeiro, é uma oportunidade de publicar em livros (com ISBN) sem a necessidade de toda aquela burocracia e demora da maioria dos concursos literários. Segundo, não tem um número mínimo de exemplares que o autor participante precisa adquirir, os livros tem um preço acessível e uma excelente qualidade. Terceiro, o fato dos textos ficarem disponíveis para leitura no site é extremamente importante para os autores já que o número de leitores vai ser maior.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Responderei essa pergunta utilizando as palavras grifadas nas respostas anteriores. Quando você publica o que escreve, sempre haverá alguns que vão achar sua obra medíocre. Sempre vai ter alguns que vão dizer: isso nunca vai fazer sucesso. Sempre vai ter alguns que vão pensar: é impossível esse autor escrever algo melhor. Pode ser que eles estejam certos! Mas sempre, repito, SEMPRE vai ter um ou outro leitor que após ler seu texto vai elegê-lo como preferido. É por esse leitor que você deve continuar publicando. É por esse leitor que cada vez que você for escrever, deve se preocupar em dar seu máximo e escrever com a qualidade que fará de você o melhor exemplo de quem não desiste de um dos principais objetivos da vida: acreditar em si mesmo.


Contato: heinz_f1@yahoo.com.br