Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Marilena ChiguekoTaba Watanabe

Quem é você?
Meu nome é Marilena Chigueko Taba Watanabe. Nasci em 30/09/53 sob o signo de Libra. "Sou libriana do signo de ar/ Regida por Vênus/ Sou os dois pratos da balança/ Oscilo entre dois extremos/ O real e o irreal/ O perfeito e o imperfeito/ Tenho os pés na terra/ Mas a cabeça no ar/ Dou saltos de imaginação/ Sem sair do lugar/ Por fora sou ave sem asas/ Por dentro águia que voa." Sou formada em Letras pela faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara -SP. Casei-me e vim para Brasília onde moro há 31 anos. Tenho dois filhos. Sou professora aposentada. Sou muito ligada às artes, gosto de pintura e dança e, atualmente, um dos meus passatempos é escrever.

"Ando a poetar na vida
Cultivo versos
Semeados ao longo dos anos
Não é meu ganha-pão
É bálsamo para a alma
Alimento para o coração"

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Sempre gostei muito de ler, desde criança. Fui frequentadora assídua de bibliotecas públicas e o gosto pela leitura me fez escolher o curso de Letras. Até hoje guardo cadernos onde tenho rabiscos de alguns poemas, pensamentos e registros de textos de livros que mais me agradaram. Através do incentivo de algumas pessoas, tive a coragem de desengavetar alguns poemas antigos e criar outros. Acho que quando chega a hora a poesia aflora, vem num momento em que há o desejo de expressar em palavras toda minha experiência de vida. "Vem quando a vida quer se traduzir em beleza/ Vem para espantar a dor e a tristeza/ trazendo alegria e leveza". A literatura me dá a bagagem necessária: a imaginação, a inspiração e a criatividade.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Escrever é uma forma de liberar o que guardo dentro de mim e dar vazão às minhas emoções mais profundas, fazer uma viagem para dentro de mim mesma.


"No silêncio escutamos
A voz que vem da alma
Há nas suas paisagens
Belas imagens
Que não podem ser vistas
Apenas sentidas"

Escrever é construir pontes, alargar os horizontes, sair da ilha em que me refugio em busca de outras. Escrever é fazer uma conexão de almas, é me desnudar para o outro tornando-o cúmplice dos meus sentimentos.

Quais são seus autores preferidos?
Sou muito eclética. Leio de tudo, desde os autores clássicos até livros de autoajuda. Cito alguns dos meus autores preferidos: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Rubem Alves, Lia Luft, Pablo Neruda, Clarice Lispector.

Como você conheceu a CBJE?
Conheci a CBJE pela Internet. Senti uma imensa alegria quando vi meu primeiro poema publicado e, motivada, continuo enviando meus poemas para todas as seletivas. Meu próximo passo é publicar meu primeiro livro de poemas, já estou amadurecendo a ideia, quem sabe, no próximo semestre. Sou muito grata à CBJE pela oportunidade que dá aos jovens escritores, muitas vezes, anônimos e talentosos.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Que acreditem no seu potencial, mesmo que seja uma iniciante como eu, não tenham receio de se expor, desengavetem seus poemas pois eles só têm sentido se tocarem o coração de outras pessoas.

"Se apenas uma lágrima
for derramada em cima de meus versos,
Se apenas um leve suspiro
fizer estremecer um coração,
então não terá sido em vão"


Contato: marilena.watanabe@gmail.com