Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Adriana Espineli Simon da Fonseca

Quem é você?
Quem sou eu? É uma pergunta difícil de responder. Bom, meu nome é Adriana Espineli Simon da Fonseca, mas eu não sou o meu nome. Ele apenas ajuda a contar a minha história. Quem sou eu então? Enquanto eu viver, esta indagação me acompanhará, porém ficarei mais próxima da verdade, se procurar não respondê-la. Porque me definir seria transgredir a amplidão de características, nuances, contradições, possibilidades e metamorfoses de que sou composta. Quando a gente define, delimita. Fico satisfeita em dizer apenas que sou a vida vivendo em mim. Eu “SOU” já é uma grande resposta, uma vez que SER, por si só, é tarefa bastante complicada. Ser é um aprendizado interminável.
Bem mais simples é dizer o que faço profissionalmente. Sou psicanalista e cada paciente representa para mim uma poesia da criação de Deus. Somos todos belos, complexos e feitos de sonhos. Tenho um blog chamado “Se o meu divã falasse” (http://seomeudivafalasse.blogspot.com/), onde abordo questões relacionadas ao mundo psíquico.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Sou filha de dois professores. Cultura e conhecimento foram minha herança. Em minha casa, desde cedo, aprendi que “ser” e “saber” andam juntos de mãos dadas.
Para uma menina tímida, introspectiva, solitária, que achava a realidade externa estranha e sem graça, não havia melhor lugar para se viver do que nos bosques com as criaturas encantadas das historinhas infantis. Ah! Que delicioso mundo mágico! Quem dera eu pudesse ter ficado lá por mais tempo. Cresci lendo. Com o tempo, passei do faz de conta para textos mais complexos e bosques mais profundos e sombrios. Tenho sempre um livro me fazendo companhia.
Comecei a “rabiscar” cedo também, mas parei. Fiquei mais de 20 anos sem escrever. Voltei, recentemente, no final de 2009. Quando penso nisto, me assusto. Por quanto tempo estive abandonada de mim mesma com meu ventre infértil do orgasmo da vida? Não importa. Estou de volta. Agora estou grávida do sêmen do mundo. O bendito fruto do meu ventre é a força do hoje, do agora. Estou inundada de sonhos, de desejos e de vontades.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Escrevo para tentar entender a vida, para aliviar o que vai engasgado por dentro, para espantar a solidão, escrevo para ser mais feliz. Eu acredito que nada existe fora da gente. Sou uma mistura de tudo e de todos que cruzam o meu caminho. A totalidade tece o meu destino e, nesta trama, o fascínio mistura-se ao medo. Minha obra fala sobre a vida composta por estes magníficos encontros e desencontros.
Eu não escrevo o que quero, escrevo o que sou”. (Clarice Lispector)

Quais são seus autores preferidos?
Conheci Clarice Lispector recentemente. Estou completamente encantada e apaixonada por seus textos. Quero ler tudo o que eu puder que tenha sido escrito por esta brilhante escritora.
Admiro também Fernando Pessoa, Drummond, Quintana e uma infinidade de outros autores.

Como você conheceu a CBJE?
Conheci a CBJE navegando pela internet. Em um mundo capitalista, que incentiva a aquisição de bens materiais, é com olhos de admiração e de gratidão que vejo a CBJE. Fico feliz em saber que entidades sérias valorizam a cultura e abrem espaço para escritores amadores que, dificilmente, alcançariam visibilidade na selva de pedra das grandes editoras, algumas já tão contaminadas pela idéia de conseguir dinheiro, ao invés de divulgar conhecimento.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Eu também sou uma iniciante. Tenho muito que experimentar e aprender. Ainda estou dando os primeiros passos, por isso não me sinto em condições de aconselhar ninguém, até porque o caminho de cada um é único. O que pode funcionar bem para mim, pode não dar certo para outra pessoa. Mas acredito que ler bastante, treinar a escrita com frequência e seguir em frente com coragem e alegria no coração ajudam a chegar mais longe. Boa sorte a todos, sucesso e que possamos nos encontrar no mundo das palavras encantadas.


Contato: dricaspin@terra.com.br