Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Helena Maria da Silva Matos Ferreira

Quem é você?
Eu sou Helena Maria da Silva Matos Ferreira, professora de Língua Portuguesa, graduada em Português/Alemão pela UFF e pós-graduada em Língua Portuguesa pela mesma Universidade.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Desde a minha infância gosto muito de ler e escrever. Sou licenciada em Literatura Portuguesa, Brasileira e Alemã, embora tenha me dedicado mais à Língua Portuguesa e à Literatura Brasileira.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
É uma relação de realidade e de ficção.

Quais são seus autores preferidos?
Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Artur da Távola, Nélida Piñon, Lígia Fagundes Telles, Pe. Fábio de Melo.

Como você conheceu a CBJE?
Conheci a CBJE através da minha filha Angélica Ferreira, que já tem algumas poesias publicadas e também através da minha amiga Michelle Carvalho que já é reconhecida como escritora. Elas me incentivaram a enviar meus contos e poesias para vocês. Angélica e Michelle são a prova mais convincente para mim do belo trabalho realizado pela CBJE junto aos jovens autores brasileiros, quer seja na idade, quer seja no início da carreira como escritor. Sempre gostei de escrever e de ensinar a escrever, tanto que sou conhecida como professora de Redação e agradeço à CBJE a oportunidade de divulgar o meu trabalho. Sinto-me feliz por isso.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Ler e escrever sempre! Escrever pelo prazer de escrever e não desanimar com as críticas que destroem possíveis novos talentos.


Contato: angelmatosuff@yahoo.com.br