Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Joanes Lessa

Quem sou eu
Como é difícil se auto-analisar, quando você nunca parou para pensar sobre isso. Para mim, o mais importante são as coisas externas ao meu ser, pois elas me completam por sua beleza, fruição, força ou fragilidade, pela inconstância e por sua efemeridade. Talvez precise de mais tempo para que eu me conheça melhor.
A música, a pintura, a poesia sempre responderam aos meus anseios, por isso acredito na intensidade do que sinto e do que faço. Ah, sim, não poderia deixar de dizer uma coisa que conheço e aprecio em mim: é a inconstância, por me proporcionar a sensação de liberdade e me dar certeza do quanto sou humano.
Cultivo a necessidade de continuar buscando respostas às minhas indagações sobre a vida.
Amo minha esposa, meus três filhos, demais parentes e amigos. É na família que encontro segurança e conforto.
Expressando-me de uma maneira mais formal, nasci em Leopoldina, Minas Gerais, e tenho curso superior em Comunicação Social e Licenciatura em Letras. Sou Professor, Publicitário e Ilustrador.

Meu interesse por Literatura
Devo aos meus pais o incentivo à leitura. Comecei pelos quadrinhos e depois, lembro-me bem, conheci as obras de Monteiro Lobato, Júlio Verne, Robert Louis Stevenson, Herman Melville, Daniel Defoe, Walt Scott e muitas outras narrativas de aventuras e clássicos da literatura mundial.

A relação entre minha vida e minha obra
Estou me aventurando agora pela literatura. Não me considero ainda escritor, mas procuro traduzir os fatos do que vejo e ouço, do drama existencial humano, em poemas. O que ocorre aos meus amigos tem sido fonte de inspiração para mim. Garimpo as noites estreladas à procura de palavras para exprimir o que sinto e isso me dá a certeza de que autor e obra se envolvem tanto que são partes de um único mundo, cuja vida, por pulsar um no outro, são inseparáveis.

Autores preferidos
Os autores que me têm seduzido, pelo prazer da leitura de suas obras, são: Jean-Paul Sartre, Leon Tolstói, Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Tchékhov, Emily Brontë e uma série de tantos outros que agora não me lembro. Em poesia há uma constelação de bons autores. Entre os que aprecio, estão: Sidônio Muralha, Arthur Rimbaud, Emily Dickinson, Pablo Neruda, Fernando Pessoa, Paulo Leminski, Gabriel Garcia Marquez, Florbela Espanca, Carlos Drummond de Andrade. Tenho também acompanhado e me surpreendido com trabalhos excelentes de novos autores da CBJE, isso demonstra que estamos no caminho certo.

Como você conheceu a CBJE?
Publicar alguma coisa sempre foi um sonho distante para mim, mas nunca deixei de cultivar essa idéia. Um dia, navegando pela Internet, deparei-me com a CBJE, e quase não acreditei nas suas propostas. Era tudo o que eu precisava. Hoje, já tenho alguns trabalhos divulgados por ela e as portas abertas para trilhar o caminho do reconhecimento. Assim sou agradecido a Deus e a essa editora que dá, aos jovens escritores, essa maravilhosa oportunidade.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Creio que, para se fazer qualquer tipo de arte, é necessário que sejamos exigentes e laboriosos. Digo sempre que as primeiras idéias que nos ocorrem, sobre algum tema, devem ser descartadas. Aprofundemo-nos mais. Não pense que se possa chegar, com pouco esforço intelectual, ao conhecimento extensivo e íntimo de uma realidade tão sensível, fecunda, envolta em significações psíquicas e espirituais como é o da arte. Pesquise, leia, e leia muito. Acima de tudo, galope ao lado de Dom Quixote. Não leve tão a sério a vida. Tente, persista. O futuro só é palpável para aqueles que sonham. Afinal, neste mundo, uma pitadinha de loucura nos ajudará a vivê-lo.


Contato: joaneslessa@hotmail.com