Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Iara Clarice Sabino Alves

Quem é você?
Nasci em Guaramirim-SC. Atuo como servidora do Poder Judiciário de Santa Catarina, no Fórum da Comarca de Jaraguá do Sul-SC. Sou graduada em Psicologia, e atualmente estou cursando faculdade de Letras.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Procuro ler todo tipo de gênero literário, pois sempre gostei de literatura, mas nunca havia pensado em escrever. Então, nas minhas férias de 2008, vi na internet, o Edital do IV Concurso Nacional de Contos “Troféu Machado de Assis”, que a cidade de Cordeiro no Rio de Janeiro estava promovendo em comemoração ao Centenário de morte de Machado de Assis, e resolvi participar. Tive a satisfação de receber menção honrosa com o conto “Que Calor!”. E foi a partir desse evento, que me senti motivada a continuar escrevendo. Sendo que, em 2009 tive a crônica “A Terapia Onírica da Roça” selecionada no 4º Concurso Internacional Mulheres Escritoras, e publicada na Antologia “Mulheres em Prosa e Verso” - volume 04 - Hoje Edições - Casca/RS. E agora em 2010, tive o conto “O Velho Matador de Gatos” selecionado no 1º Concurso Nacional de Contos Belacop, e publicado na Antologia “20 Cabeças e 22 Contos Imperdíveis” - Gráfica Belacop - São Paulo/SP, além de ter vários contos e poemas selecionados e publicados pela CBJE no decorrer de 2010

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Escrever é a minha terapia. E o melhor de tudo: não tem contraindicação.

Quais são seus autores preferidos?
Considero difícil destacar alguém em especial, pois a nossa literatura está repleta de escritores talentosos. No entanto, citarei alguns autores que leio com mais frequencia: Fernando Sabino, Mário Quintana, Luiz Vilela, Ligia Fagundes Telles e Marina Colasanti.

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Tive a satisfação de conhecer a CBJE, na internet, e fico contente em saber que jovens autores podem contar com o apoio de uma instituição como a CBJE, que realiza um trabalho sério e de qualidade.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Ler sempre, pois a leitura é fundamental não apenas para quem quer escrever, mas acima de tudo, para quem quer ser um cidadão com pensamento crítico.


Contato: icasabino@superig.com.br