Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Luzia Magalhães Cardoso

Quem é você?
É difícil falar de mim. O que posso dizer além de que sou uma mulher trabalhadora e aprendiz de poeta? Trabalho como professora e como assistente social. Escrevo nas horas que consigo pescar em minha rotina, pois, diferente de Fernando Pessoa, uma importante parte das horas de meus dias a mim não pertence.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Sempre gostei muito de ler, desde criança. Lia tudo que chegava às minhas mãos. Com quatorze anos, aproximadamente, li Fazenda Modelo, de Chico Buarque. Com relação à poesia, acredito que é ela quem nos escolhe e ainda não tenho certeza se fui por ela escolhida. Não sei quais são osseus critérios, e com relação a mim, tenho ainda muito que aprender.
Acredito que o poeta tem um papel importante em nossa sociedade: de apresentar a realidade, provocando reações.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Os meus poemas retratam a realidade de nosso país e estão relacionados, diretamente, ao contexto socio-econômico e político em que vivo.

Quais são seus autores preferidos?
Gosto muito de Manuel Bandeira, Jorge Amado, Monteiro Lobato, Chico Buarque, Florbela Spanca e Francisca Júlia da Silva Müster, dentre outros. Recentemente comecei a ler Alessandro Buzo, "Fala Favela" e um poeta contemporâneo português que estou gostando muito, José-Augusto Carvalho, de Viana do Alentejo, "O Meu Cancioneiro".


Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Conheci a CBJE por meio de escritores de um site que participo: Canto do Escritor. Entrei na página do CBJE e percebi a excelência do trabalho que vem sendo desenvolvido, dando oportunidades aos novos escritores.


Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Deixo, para reflexão, um pedacinho do poema de José-Augusto de Carvalho, "Neste Chão":

"Poeta sou neste chão
E escrevo como quem lavra
uma promessa de pão
suado em cada palavra
"



Contato:luzia.maga@gmail.com
Blog: http://evivendoquesevive.blogspot.com