Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Mauren Iara Nascimento de Almeida

Quem eu sou...
Eu sou Mauren Iara Nascimento de Almeida, nasci em 13 de dezembro de 1973, na cidade de Brasília/DF. Sou arquiteta e urbanista, formada pela UnB - Universidade de Brasília. Sempre gostei de desenhar e, quando criança, esse era meu maior passatempo. Fiz três anos do curso de Educação Artística, mas não concluí. Resolvi usar meu dom para planejar espaços e ver minhas criações se concretizarem, literalmente, então fui fazer arquitetura e urbanismo. Atualmente elaboro projetos e trabalho também como fiscal de obras. Amo minha família, meu bem maior (tenho cinco sobrinhos lindos!), meu noivo, minha profissão e vida.

Como e quando comecei a me interessar por literatura?
Desde pequena sempre gostei de ler. Escrevi meu primeiro poema aos nove anos e quando a professora leu, pediu que eu declamasse para a turma e quase morri de vergonha (rs). Infelizmente não o guardei. Lembro-me apenas que tinha como tema a natureza. Depois disso voltei a escrever quando estava na faculdade, há mais de quinze anos atrás, tendo como inspiração, na maioria das vezes, minhas paixões. Pensava em algo, tinha alguma idéia, emoção e sentia uma necessidade enorme de registrar, de colocar no papel, por prazer, despretensiosamente. E, durante muito tempo, esses poemas, que guardo até hoje, poucas pessoas conheciam e até familiares próximos nem sabiam do meu gosto por essa arte de poetizar. De uns tempos pra cá, voltei a escrever e, após ver meus poemas publicados (todos os nove que já enviei até hoje) e ter quatro deles dentre os mais acessados, senti-me muito feliz e tive vontade de escrever cada vez mais. E a poesia, que desde criança, faz parte da minha vida de forma tímida, tornou-se mais viva e notória.

Relação vida/obra
Quando estou muito inspirada, a poesia flui fácil. Já escrevi um poema em quinze minutos, no trabalho. Outras vezes, demora um pouco mais... Escrevo, penso, risco, reescrevo e o poema vai sendo lapidado até meu coração sentir que está pronto. Mas, em todos os processos, o sentimento é o mesmo: Prazer em escrever. Sou romântica, sensível, detalhista, amante das artes, da fotografia, e vejo na poesia uma forma de expressar carinho, amor, paixão, admiração, saudades e tristezas, alegrias e encontros, sentimentos meus ou frutos de minha imaginação.

Meus autores preferidos
Vários escritores me encantam ...Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Clarice Lispector, Mário Quintana, Pablo Neruda, Florbela Espanca, Cecília Meireles, Martha Medeiros, dentre muitos outros.



Como conheci a CBJE
Já havia mostrado meus poemas a algumas amigas que diziam que eu tinha que publicá-los. Conheci a CBJE através de um colega de trabalho, que já publicara seus textos no site. Conversando com ele descobri que também escrevia poemas e, ao ler alguns dos meus, me incentivou a participar das seletivas. É admirável o trabalho da CBJE. Dão oportunidade para pessoas, como eu, de mostrarem suas obras e a todos de poderem desfrutar de excelentes textos vindos de todo o Brasil e até do exterior.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Ainda me considero uma aprendiz nessa arte de poetizar, mas aconselho a quem está começando que leiam muito, escrevam o que tiverem vontade, o que a imaginação permitir. Às vezes você pode ter uma idéia boa, escrever algo, mas não gostar naquele momento. Não jogue fora. Assim como um croqui pode se tornar um lindo projeto de arquitetura, seus rascunhos, antes desinteressantes, podem ser lapidados e se tornarem um lindo poema. Participe das seletivas e mostre ao mundo seu dom.

Arquitetura...
É arte.
Inspiração que me invade,
Crio espaços, traço formas,
E o que me der vontade.
Arquitetura...
Poesia edificada
Na linguagem do poeta,
Em meio a curvas, surgem retas,
Em meio a versos, rimas certas,
Sou poetisa,
Sou arquiteta.


Contato: mauren.arq@hotmail.com