Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Vilmar Wiedergrün

Quem sou eu
Sou agente de saúde e neste trabalho convivo com todos os tipos de pessoas, e é neles, nos seus dia a dia que vou garimpando assuntos para o que escrevo. Nasci em Porto Lucena no dia 17/01/1962, vivo em Santa Rosa / RS. Sou um poeta iniciante tentando criar raízes nas letras.

“Nas horas vagas, vago atrás de versos
Procurando por mim
Vasculho cada poesia
Nesta busca sem fim.”

Como e quando você começou a se interessar por leitura?
Lembro quando eu era menino e achei num latão de lixo de um colégio centenas de folhas de ofício escritas e jogadas fora. Eu ainda não sabia ler e por isso levei todas para casa e pensei: No dia que eu aprender a ler decifrarei vocês. Naquele tempo não entendi como as pessoas jogavam fora papéis com algo escrito, pensava que alguém sempre poderia ocupar elas. Se para eles era lixo para mim era um tesouro. Depois vieram a adolescência, os primeiros amores e foi naquele tempo que escrevi meus primeiros versos. Então comecei a fazer poemas apenas por hobby, para guardá-los de recordação.

Relação vida/obra
Falo mais dos sentimentos nos meus poemas, o assunto vem ao natural do fundo da alma, a inspiração surge do nada. Quando vejo estou escrevendo algo que nem havia pensado e quando está pronto o poema me pergunto: De onde tirei isso?

Meus autores preferidos:
Gosto de rimas e conteúdos na poesia ou conto e além de Machado de Assis e Mario Quintana gosto de ler autores novos. Sempre que vou à biblioteca escolho um autor por acaso e o analiso através dos seus escritos. Gosto de música também, pois em suas letras há muita poesia.

Como você conheceu a CBJE e como vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Por mais anônimos que queremos ser chega um momento que é preciso mostrar o nosso trabalho a alguém e este momento chegou, pois nunca havia divulgado nada escrito por mim. Na internet descobri a CBJE e “arrisquei” enviar um poema. O primeiro não classificou, mas no segundo deu certo e não parei mais de criar e enviar. A CBJE é um achado para o principiante. É uma forma de alguém ver e dizer se seu trabalho é bom ou não. Eu mesmo escrevia poemas diferentes, com rimas simples e vi que se eu continuasse daquela maneira teria pouca chance. Com mais ou menos quatro mil obras que vão para vocês todos os meses e que destas apenas cento e poucas escolhidas, então é preciso caprichar. Todos que têm uma poesia classificada e editada num livro com certeza crescem pois é um incentivo para continuar e se aperfeiçoar.

Um conselho para quem está iniciando:
Se realmente gosta de escrever, colocar as emoções pra fora, leia bastante. Veja qual o assunto que lhe inspira mais e vá treinando. Ninguém se torna um poeta na primeira poesia que escreve. É preciso se familiarizar com as letras e logo elas serão suas amigas, aí tudo se tornará mais fácil.


Contato: vilmarwiedergrun@yahoo.com.br
Blog: sucaneiros-sucaneiros.blogspot.com/