Iane Giselda de Cougo Souto
Florianópolis / SC

 

 

Viajando

                

 

Eles moravam no Japão até vivenciarem uma enorme catástrofe, um terremoto seguido de tsunami. Eram brasileiros descendentes de japoneses que saíram de São Paulo e foram morar na terra do sol nascente.
Era de manhã quando a sirene tocou após o terremoto. O alerta do tsunami foi transmitido na TV. Não deu tempo de quase nada, pegaram os documentos e saíram de carro para os montes mais altos que conheciam naquelas redondezas.
Não olharam para trás e foram o mais rápido possível. Não pegaram engarrafamento, pois foram os primeiros a sair.
Passadas duas horas uma gigante onda foi devastando tudo.  Eles viram a água lá embaixo levando tudo. Eles sobreviveram todos, até o cachorro.
Passaram um mês nos montes, acharam abrigo na casa de uns camponeses que ofereceram abrigo. Ligaram para São Paulo avisando que estavam bem e iriam esperar a água baixar para chegar ao aeroporto mais próximo e retornar ao Brasil.
No Brasil os familiares de George, Genji, Nancy e Naomi estavam preocupados. Abalados com a tragédia não sabiam como ajudar os filhos. Apenas mandaram quatro passagens de avião do Japão para São Paulo.
Passados dois meses da tragédia chegaram de volta à capital.
Os familiares estavam no aeroporto e os receberam com muito carinho. Foram jantar sushi e uma salada verde, de sobremesa banana caramelada. Depois de descansarem resolveram fazer planos de montar um salão de cabeleireiros. Os quatro juntos foram à procura de uma casa, acharam no bairro. O salão deu certo e começaram vida nova.

 

 
 
Publicado no Livro "É tão verdade que ninguém duvida..." - Edição 2019 - Junho de 2019