Otaviano Maciel de Alencar Filho
Fortaleza / CE

 

 

Nós e a tecnologia

 

Era um tempo em que o mundo tal qual o conhecemos hoje não existia. O ser humano sequer sonhava um dia poder andar em carros que não precisassem de tração animal.  Voar, só nos sonhos de alguns visionários.  Na mitologia grega Ícaro até tentou, mas Dédalo, seu pai, não dispondo de conhecimento e tecnologia necessária, que só surge com o avançar do tempo, após muitas lutas em busca da construção do conhecimento, concebeu e confeccionou dois pares de asas que foram feitas tão somente com penas de aves coladas com cera de abelha. Ícaro voou muito alto e o sol derreteu a cera fazendo com que ele despencasse lá do alto.
O mito de Ícaro tem sua importância simbólica na construção do conhecimento, na criatividade e no potencial humano.
 A referência ao mito de Ícaro é somente para entendermos que tudo o que temos hoje nos variados setores do conhecimento humano e em especial o das tecnologias, somente surgiu e surgirá com o avanço dos estudos das técnicas, de forma que em nada, mas em nada mesmo, o conhecimento da antiguidade se assemelhava ao conhecimento tecnológico que temos na atualidade.
Antigamente o homem comum olhava para o céu e, contemplando a imensidão do universo, regozijava-se de sua insignificância diante o espaço infinito! Porém, os mais audaciosos buscavam entender quais mecanismos eram responsáveis por tão bela e portentosa obra da natureza.
Os séculos foram escoando e o homem cada vez mais foi sentindo a necessidade da satisfação de seus desejos. Esses desejos e aspirações agiram e ainda agem como molas propulsoras na busca de inovações e novas formas de conhecimentos, para enfrentar as adversidades que o ser humano encontra em sua estadia no planeta.
Hoje em dia, modernos jatos cortam os ares ultrapassando em muito a velocidade do som. O homem já foi à lua e faz planos de em breve visitar o planeta Marte. O átomo, a unidade básica da matéria, que antes era tido como a menor partícula componente da matéria, e que não podia ser dividida, após o descobrimento dos estados quânticos, promovidos pela física, perdeu este status. Atualmente o mesmo pode ser dividido em algumas subpartículas!
Vivemos, na atualidade, a era da tecnologia!
Hoje, contando com as mais variadas técnicas digitais, vemos o avanço vertiginoso nos mais variados campos do conhecimento humano, em especial o da farmácia e da medicina, que trazem cada vez mais esperanças para a humanidade, aliviando as dores físicas dos indivíduos, fazendo uso de medicamentos cada vez mais eficazes e cirurgias reparadoras como transplantes de órgãos, que auxiliam a inserção do homem na sociedade ou simplesmente intervenções cirúrgicas que visam somente a estética, trazendo de volta a autoestima de milhões de pessoas que devido às más formações ou mesmo por se sentirem constrangidas por possuírem algo no corpo que as incomode, se isolam dos outros, vivendo na solidão.
Pode parecer paradoxal, mas a mesma tecnologia que traz tantos benefícios à humanidade é também a causadora de muitos sofrimentos enfrentados pelo homem na atualidade. A indústria química, que tanto ajuda na descoberta e na manipulação de novas substâncias e elementos químicos em favor da humanidade, também manuseia substâncias deletérias que são utilizadas nas “guerras químicas”, provocando o morticínio de milhões de pessoas no mundo inteiro, tudo isso devido à insensatez humana.
Os modernos artefatos computacionais, tais como os aparelhos de infravermelho, de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, que auxiliam no diagnóstico de diversas doenças através das imagens produzidas, também são utilizados nas guerras como meios de localização e de destruição em massa de populações inteiras, que, indefesas, sofrem os ataques perpetrados por insanos tiranos que se arvoram em donos do mundo.
A era tecnológica em que vivemos aguarda ansiosamente o momento em que o ser humano se despida do orgulho e do egoísmo que insistem em fixarem moradia nos corações humanos, para que dessa forma, os avanços tecnológicos possam eficazmente promover uma nova era: Uma era de bem estar social onde as tecnologias já consagradas e as emergentes sejam utilizadas somente para o bem da humanidade.

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Painel de Contos Premiados" - Outubro de 2017