Rosemary Gobbo Duarte
Campinas / SP

 

Valeu a intuição

 

       Como exprimir com exatidão a dimensão daquele lugar, onde é possível integrar-se à harmonia da natureza, retratada numa perfeita obra de arte? Pisar aquele santuário, cercado de serras, riachos, cascatas, pássaros e aves de todas as espécies e cantos inimagináveis, é como ser transportado para fora de si, do mundo sensível e chegado até a estação dos sonhos.
       Quando Cecília chegou a Pocinhos do Rio Verde, teve uma enorme surpresa; aquela região emanava uma energia tão intensa que, por um instante, imaginou estar a gravitar numa órbita com velocidade extremamente reduzida, envolvida numa silenciosa e indescritível paz.
       Passada a sensação de êxtase dos primeiros momentos, procurou se inteirar das condições de acomodação, afinal, sua idéia inicial previa algumas semanas de férias quando deixaria a casa dos pais, onde morava, para usufruir ( em voo solo) do ar puro que a Mantiqueira das Minas Gerais presenteia a todos que a visitam.
      Naquele vale verde, sentiu o prazer de conhecer pessoas incríveis que ali vivem há anos, formando pequenas comunidades que se dedicam à agricultura de subsistência, pecuária, avicultura, além do turismo ecológico, conceito muito difundido entre os que necessitam fugir um pouco das pressões e tribulações do cotidiano dos grandes centros; para tanto, oferecem pequenas pousadas revestidas de uma hospitalidade ímpar. O seu encantamento foi tão grande que, de repente, teve a impressão de que já fazia parte de tudo aquilo e resistia à idéia de ter que retornar logo mais à sua terra natal.
      Foi nesse clima de satisfação e aconchego que começou a fazer novas amizades e descobriu até novos talentos artísticos, num grupo de pessoas muito simpáticas, que acabara de chegar de diversas regiões do País e especialmente, uma senhora que se destacava dos demais, pelo seu semblante que irradiava muita luz e alegria. Aparentava uns quarenta anos aproximadamente e mantinha uma postura elegante e discrição no seu figurino; ainda que sua vida particular fosse ignorada, suas atitudes generosas no trato com todos, superavam outras expectativas com relação a ela; de tempo em tempo chegava sozinha, instalando-se na Pousada por vários dias e depois, repentinamente se despedia, esquivando-se de dar satisfações a seu respeito. Na verdade, quando Cecília a avistou pela primeira vez, encontrava-se isolada de todos, entre os arbustos, e parecia conversar com as flores que circundavam a Pousada, como que a exaltar toda beleza e perfume que delas exalavam na atmosfera fresca da serra; como aquele era um estreito caminho por onde ela teria de passar pra sua caminhada matinal, tentou uma discreta aproximação e, sem que ainda  tivesse dito algo, foi a senhora se adiantando e dizendo-lhe: - sou Maria Dolores. E você é Cecília, não é? Sem entender bem o que acontecia naquele instante, mas educadamente, Cecília estendeu-lhe a mão cumprimentando-a como a confirmar o prazer em conhecê-la. Os dias se seguiram e normalmente elas se encontravam para o café da manhã, trocavam um dedo de prosa e cada qual seguia seu caminho, para os diversos passeios pelos arredores daquele paraíso.
     Num determinado dia, envolvida em seus pensamentos, admirando todo verde ainda preservado das montanhas, ao som dos cantos divinos dos pássaros e sem muita disposição para a caminhada diária, vê surgir repentinamente em sua janela Maria Dolores, lhe oferecendo alguns lírios colhidos no campo havia poucos minutos; enlevada por tamanho carinho, convidou-a para um suco e sem que Cecília tivesse tempo para iniciar uma prosa qualquer, ela foi logo lhe sugerindo que voltasse logo para sua cidade, pois algo poderia estar ocorrendo por lá, e talvez fosse importante sua presença. Surpreendida com essas palavras tão assustadoras, questionou-a sobre esse tipo de assunto, mesmo porque ela já havia conversado com seus familiares, via fone, e tudo corria normalmente por lá! Maria Dolores percebendo sua reação, procurou acalmá-la justificando que possuía uma capacidade intuitiva (dom natural) - costumava pressentir certos acontecimentos e que só estava procurando ajudá-la e protegê-la de futuros contratempos, nada mais. Assegurou-lhe com veemência, que apenas cumprira com sua obrigação, alertando-a sobre possíveis problemas. Cecília, agradecendo-lhe pelos lírios, preferiu se recolher, pedindo-lhe licença -  precisava pensar no que acabara de ouvir. Sem sossego, tentou uma ligação telefônica com seus pais e novamente foi informada de que todos trabalhavam normalmente e nada de extraordinário estava acontecendo e até tentaram lhe convencer de que, mais do que nunca, ela necessitava de um “relax”- diminuir a tensão e pediram-lhe que não abortasse suas férias, por nenhuma besteira. Naquela mesma noite, desassossegada, Cecília resolve voltar - não tinha mais condições psicológicas pra ficar. Na pressa de resolver logo o problema de “check out”, não se despediu de ninguém; postou em sua página nas redes sociais, apenas: - “#Partiucasa”.
     Enquanto Cecília se preparava pra voltar, seus pais aceitaram um convite para uma Festa (noturna) de Aniversário de Casamento de um casal - amigo da família.  Devido ao adiantado da hora, resolveram pousar no apartamento da filha, irmã mais velha de Cecília, localizado bem próximo do local.
     Cecília chega à sua residência logo cedo e tal foi a sua grande e inesperada surpresa: - sua casa estava totalmente escancarada - tinha sido invadida durante a madrugada, por ladrões que não tiveram dúvidas em levar tudo o que puderam, uma vez que seus moradores não se encontravam.
      Depois do choque e dos transtornos vividos, mas agradecida a Deus por Ele ter salvado sua família de males maiores,  Cecília lembrou-se de Maria Dolores e imediatamente, entrou em contato com a Pousada pedindo que a localizassem com urgência; como se não bastassem tantas surpresas já vividas, foi informada de que o nome de Maria Dolores não constava na lista de presença de hóspedes e que talvez, pudesse ter havido algum engano de sua parte, quanto à identidade da suposta hóspede... e que também, a maioria deles já havia  partido para seus destinos.


 

 
 
Poema publicado no livro "Painel de Contos Premiados" - Outubro de 2017