Valter Rodrigues Cavalcante
São João do Piauí / PI

 

 

Guerras de famílias e de carneiros

      

           

No dia em que nasceu Garibaldi, estava tendo mais uma guerra entre as famílias Torquato e Cirino. Tudo era motivo para guerra, quando não eram as desavenças por terras, sempre encontravam um motivo tosco e banal para alimentarem a raiva. Parecia contagiante aquele sentimento, pois havia dois carneiros, sendo um de cor branca, pertencente à família Torquato ,e outro de cor amarelada, que pertencia à família Cirino. Ee stes viviam travando
verdadeiras batalhas.
Mas o nascimento daquela criança não tinha sido por acaso, talvez, fosse uma solução para a paz, isto porque ele era fruto do amor de uma jovem da família Cirino com um jovem da família Torquato.
Se já foi possível surgir o amor entre membros de duas famílias rivais, talvez o fruto deste amor pudesse ser o caminho para a união de todos, e o Garibaldi logo que virou um adolescente começou a buscar uma forma de convencer a todos a importância da harmonia e paz entre as famílias, e de todos os seres humanos. Mas o clima esquentou entre os avós de Garibaldi, tudo porque uns acusavam os outros do sumiço dos dois carneiros brigões, pois já fazia alguns dias que os animais tinham desaparecido.
Então o garoto viu despertar uma guerra que estava adormecida desde o seu nascimento, mas ele não podia se conformar em ver aquelas pessoas tão adultas e tão vividas ficarem se digladiando o tempo todo, então o Garibaldi decidiu que iria arrumar um jeito de acabar com aquela desavença, e resolveu ir à busca dos carneiros, pois a sua convicção era de que nenhum dos membros das duas famílias teria dado fim aos carneiros e, ele haveria de descobrir o real motivo do sumiço dos animais brigões.
Decidido, o garoto saiu pela estrada vicinal que ia rumo a um grande boqueirão, que pelo fato de ter chovido bastante nos meses anteriores, estava com as árvores e plantas totalmente verdes.
Depois de uma longa caminhada,Garibaldi avistou um piseiro de rastro onde havia vestígio de que os carneiros tinham utilizado aquele espaço como ringue para mais uma luta, ao entrar na mata seguindo os rastros dos carneiros, ele se descuidou caindo em uma depressão, e desmaiando devido a batida de sua cabeça na ribanceira de barro duro, mas logo acordou e se deparou em um buraco do qual não era possível sair sozinho. Enquanto isso os pais de Garibaldi estavam desesperados pelo sumiço do garoto, então foi convocado uma grande reunião onde juntou as duas famílias para fazer um planejamento, para que fosse encontrado o neto tão querido por ambas as famílias.
O Garibaldi apesar de ser criança e estar em apuros, não se desesperou e começou a arrastar as folhas que tinha no fundo do buraco, a fim de encontrar um pedaço de madeira para usar como cavador, e fazer cavidades na parede do buraco para que fosse possível escalar e voltar para casa, mas ao invés de um pedaço de madeira ele encontrou entre as folhas duas cabeças enganchas pelos enormes chifres enrolados, então o garoto se deu conta de que se
tratava dos dois carneiros que ele estava procurando, e neste momento uns pássaros conhecidos como gralha cancãs começaram uma gritaria e alarmando a presença do Garibaldi.
E atraídos pelos gritos estridentes dos pássaros logo chegaram os dois avós briguentos, e presenciaram o neto com a prova em suas mãos, de que os carneiros devido às brigas tinham enganchado os chifres e caídos no buraco morrendo de fome, e ali mesmo os dois velhos rivais começaram a chorar e se abraçar, se dando conta que as suas brigas não tinham sentido, e elas como os dos animais, tinham feito os carneiros morrerem e, quase tinha levado o neto tão querido a uma situação em que ele poderia ter morrido também, neste momento os patriarcas das duas famílias selaram um trato de conciliação entre todos, e resolveram que naquela data haveria uma grande festa para celebrar esta união, e aquela data seria comemorada todo o ano, e também decidiram que todas as crianças daquelas duas famílias que viessem a nascer, dariam início a um novo sobrenome chamado de Carneiros.
E no centro do lugarejo chamado Barracão fizeram um monumento onde no topo ficaram as duas cabeças entrelaçadas pelos chifres grandes, e os chifres enganchados se tornaram no símbolo de união entre as duas famílias, e a data gravada em uma pedra de mármore deu início a uma nova família chamada de Carneiros, e o Garibaldi se tornou em um homem que sempre pregou a paz e, talvez se ele e sua história fossem divulgados mundo afora, seria digno de ganhar o famoso Nobel da paz.

 

 
 
Poema publicado no livro "Livro de Ouro do Conto Brasileiro Contemporâneo" - Agosto de 2017