neideteno

Neide Araújo Castilho Teno
Dourados / MS

 

 

O pulo do gato na gestão da vida


                     

         

Inicio esse conto pela expressão “pulo do gato” que nos remete a muitas indagações. O dicionário informal refere-se a segredo, a truque, a perícia de solução de alguma coisa. Todavia o pulo do gato pode ser explicado também como uma ação, um modo de vida, uma experiência que faz o indivíduo se destacar entre tantas outras. A literatura registra uma outra referência para o pulo do gato e ensina a atitude de esperteza, de uma maneira de escapar de situações complicadas. A origem da expressão, nessa linha de raciocínio traz duas personagens comuns conhecidas: a onça e o gato. A esperteza do gato com seus diferentes movimentos corporais consegue tocar o solo e não se machuca comove outros animais e chama atenção da onça que deseja comer o gato.

Quando utilizamos essa expressão “isso é o pulo do gato”, estamos incorporando uma situação diferenciada para resolver alguma coisa para ter sucesso em alguma empreitada. E nesse pulo do gato eu falo de uma pessoa que consegue uma gestão de sua vida de maneira muito habilidosa e seus pulos são sempre para da empresa. Como conseguir manter um trabalho digno, de confiança do patrão por tantos anos sem invadir a privacidade do outro? Trata de um pulo de gato mesmo, e considero isso uma gestão de vida como um pulo certo e uma aprendizagem mutua para própria família. Um exemplo de pulo de gato que chega a ser anormal a responsabilidade que demonstra pelo que faz.

Chegar sempre na hora certa, não se ausentar por nada, mesmo que for para atender a família, manter a calma para o atendimento ao público, são caraterísticas inerentes, e uma solução racional para participar da promoção da produtividade no trabalho. Sempre no mesmo horário, deixa o pão da manhã em casa, carrega o carro de ração para os bichos, realiza as compras essências do dia e ainda leva guloseimas de lanche para os colegas, quando ainda não se desdobra para auxiliar outras pessoas da família.

O mestre maior ensina todas as sabedorias que há no mundo para o homem viver em sociedade. Ensina uma, duas, três, dez, trinta vezes acerca das qualidades que cada necessita conhecer. O homem assimila tudo com muita rapidez a honestidade, assiduidade, paciência, amor ao próximo, e ao longo da vida vai colocando em pratica essas sabedorias divinas.

Um trabalho duradouro só ocorre quando esses atos humanos são praticados e passam a beber na mesma fonte e pela confiança, o gato é um convidado para comer na mesa principal. Metaforicamente falo de um gato moreno, de porte alto, cabelos lisos, pretos aos seus 54 anos de idade, conduzindo uma caminhada de vida que serve de modelo de honestidade para todos que desejam construir sentido na vida. Sempre exibindo todos os tipos de pulos para sempre executar da melhor forma o dia a dia de suas tarefas e convivência harmoniosa entre seus pares.

O tempo ensina que podemos ter o domínio de muitas situações, de ter conhecimento da vida das pessoas com as quais relacionamos, e distraidamente caímos na zona de conforto. Buscar o pulo do gato, é não se deixar esgotar pelos limites físicos, mas é buscar entusiasmo para seguir firme. Esse conhecimento acaba sendo algo intransferível, e para alcançá-lo torna necessário muita disciplina e esforço, carece de invenções rápidas em momentos certos, são os insights que temos na memória.

O pulo do gato moreno está na crença de vencer pelo humanismo profissional, pela presença assídua onde lhe traz alegria, pela crença no reconhecimento daqueles que estiveram envolvidos na inovação do trabalho e na velhice adquirir uma aposentadoria digna de sobrevivência.




 


 




Conto publicado no livro: "O Pulo do Gato"- Edição 2021
Abril de 2022

Visitei a Antologia on line da CBJE e estou recomendando a você.
Anote camarabrasileira.com.br/opulodogato22-004.html e recomende aos amigos