Francisco Rodrigues Gonçalves
Orindiúva / SP

 

 

Um segredinho da Preta Velha

 

           

Aldeia Fonte dos Tapuias, lugar de camponeses, muitos dos quais descendentes dos índios tapuias. Esses índios habitaram aquele local durante muitos e  muitos anos, deixando descendentes e, arqueologicamente, alguns vestígios como objetos feitos de ossos e desenhos nas cavernas.
Rui , um camponês nascido e criado na Aldeia Fonte dos Tapuias, era um jovem de mil superstições: não se levantava de manhã sem colocar primeiro o pé direito no chão, não passava embaixo de escada, e ao pressentir que algo iria dar errado batia três vezes na madeira. Certo dia, Rui estava no bar do Baiano, como era de costume nos finais de semana, sentou-se à mesa e ficou conversando com as pessoas ali reunidas. Em certo momento da conversa Rui levantou a mão e pediu uma cerveja:
- Essa é pra registrar minhas palavras.
- Que palavras, Rui? – perguntou Zeca.
Rui tirou o chapéu, colocou-o sobre a mesa e disse:
Quero comunicar que serei candidato a vereador.  Todos sabem que nasci aqui em Aldeia e conheço muito bem os problemas que este povo enfrenta.
Zeca levantou a mão em direção a Baiano e pediu com um sorriso falso:
- Me traga uma vela!
- Uma vela? – perguntaram...
- Sim, uma vela, pra iluminar os caminhos do Rui.
Rui bateu três vezes na mesa dizendo:
- Com fé em Deus vai dar tudo certo.
Com pouco recursos, mas com uma campanha limpa e com ajuda dos amigos,  Rui conseguiu se eleger. Era grande a sua dedicação ao trabalho, mas os frutos desse trabalho não estavam crescendo. Rui se sentia amarrado sem grandes passos. Percebendo as dificuldades de Rui, Preta Velha, uma rezadeira da Aldeia, disse à Rui olhando nos olhos dele:
- Rui, você é um homem trabalhador, mas seu trabalho não está crescendo, tem força da oposição amarrando seus passos, vou lhe dizer uma coisa, não importa a sua religião, se não fizer bem mal não fará, é o seguinte: - vá ao quintal pegue alguns galhos de mangalô e varra com eles a sua casa, faça isso três vezes, durante três dias seguidos. Além disso, ore bastante.
Rui seguiu os conselhos da Preta Velha  e as portas se abriram para ele, tanto na política quanto em sua vida pessoal.  O que uns galhos de mangalô e um pouco de fá não podem fazer na vida de um cidadão, não é mesmo?

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Pé de pato, mangalô, três vezes!!!"- Edição Especial - Junho de 2017