Lourdes de Oliveira Silva
Capanema / PA

 

 

As travesssuras de Bau

                

 

Bau, era seu apelido. Filho de Francisco Borges da Silva e Maria José Borges, residentes no município de Igarapé-Açu, estado do Pará.  Bau estudava em uma escola distante de sua residência quatro quilômetros, na Base Aérea de Igarapé-Açu. Bau era um menino muito esperto e tinha muitos amigos. Um dia, dois deles se reuniram e decidiram que a partir de então, tornariam menos cansativo o percurso de suas residências à escola. Ficou acordado entre eles que passariam sabão nos trilhos por onde o trem passaria para que eles pudessem morcegar, ou seja, o trem ficaria deslizando e assim amorteceria a velocidade e eles embarcariam para irem à escola, já que o mesmo passava em frente à Base.
Diariamente, pela manhã e à tarde, passavam sabão em um percurso significativo para surtir efeito positivo a seu favor.
Bau e Bocage eram os responsáveis pela proeza.
Andavam com pedaços de sabão no bolso. Logo cedo iniciavam a façanha, passando sabão nos trilhos e quando o trem aparecia ficavam felizes, pois não precisariam andar mais quatro quilômetros para chegarem à escola.
Após as aulas ficavam esperando o retorno do trem para voltarem às suas casas e até os professores que moravam distantes na mesma direção se deliciavam morcegando o trem.
Os meninos não eram chamados atenção por serem filhos de funcionários da Estrada de ferro de Belém-Bragança e Bocage era filho do Telegrafista da Estação Ferroviária de Igarapé-Açu.
Mas, não parou por aí. Uma senhora conhecida por Dona Benta, vendia tacacá  debaixo de uma mangueira bem na frente da escola. Um belo dia, Bau e Bocage combinaram de jogar mangas  dentro das panelas de dona Benta. Subiram na mangueira, cada um pegou uma manga e jogaram: uma na panela de tucupi e outra na panela de goma, espalhando a bebida para todos os lados, dando um banho em dona Benta que pensa até hoje, que as mangas caíram  naturalmente dentro de suas panelas.

 


 

 

 
 
Publicado no Livro "Só sei dizer que foi assim..." - Edição 2019 - Julho de 2019