Anderson Jean Chaves de Mendonça
Caucaia / CE

 

 

Visita ao inferno

 

      

Há muito tempo, vivia um homem em Muro Alto um homem meio que misterioso chamado Baltazar. Lá ele era conhecido por todos, admirado por uns, era mal visto e temido por outros.Tudo porque, Baltazar era um ser místico, considerado um mago, bruxo ou até feiticeiro. As pessoas o procuravam por vários motivos, pedir rezas, banhos, chás, trabalhos para trazer riquezas, poder, mulheres e, também, sabedoria.
Realmente, Baltazar tinha alguns dons e muito conhecimento, e era exatamente por isso que o transformava numa pessoa perigosa, respeitado por amigos e inimigos. Mas Baltazar virou um mito na cidade por outro motivo, motivo esse que faz com que seja lembrado até hoje.
Os dias passaram e nosso personagem simplesmente, sumiu ninguém o viu, nenhuma notícia dele se tinha. Como ele era um homem enigmático, de poucos amigos e apenas um familiar conhecido, seu irmão Adolfo (grande comerciante e um agiota sem escrúpulos), poucos ficaram preocupados com o seu desaparecimento.
Até que um dia o padeiro, que entregava todos os dias em sua porta leite e pão fresquinho, foi lhe cobrar o dinheiro que lhe era pago todos os domingos. Jonas bateu na porta de Baltazar na manhã daquele dia, porém nada ouviu, ninguém atendeu, ao perceber que a porta não estava trancada, Jonas entrou e chamou pelo nome do estimado cliente. Foi aí que viu Baltazar jogado no chão, com o corpo completamente duro.
O padeiro saiu correndo da casa. Assustado, gritava na rua pedindo ajuda. Como era uma cidade pequena, logo todos ficaram sabendo do acontecido e lá estavam em frente a casa de Baltazar para conferir o fato.
Adolfo chamou o único medico das redondezas e mais o padre e os levou a casa de seu irmão. Depois que entraram foi constatado pelo doutor, que realmente Baltazar estava morto, neste momento o padre começou a ministrar a extrema unção. E sem ninguém esperar, ao ser tocado pela água benta que o padre jogou no corpo de Baltazar, ele deu um salto, vindo a se levantar.
Todos se assustaram, uns correram, gritaram outros apenas olharam sem nada dizer ou entender. Depois de algum tempo, já com os ânimos acalmados, Baltazar explicou a história do ponto de vista dele.
Ele disse que de uma hora pra outra, passou a sentir muito frio e dor por todo o corpo, imediatamente, pegou algumas ervas e preparou um chá, na tentativa de conter aquele mal estar, tomou e de nada mais se lembrava, a não ser o fato de ter chegado ao inferno. Isso mesmo!
Baltazar não sabia se tinha morrido ou como havia chagado ao inferno, mas sabia que ali era o inferno. No exato momento em que a água benta lhe tocou o corpo, ele voltou.
Ninguém acreditou muito na história, mas existia uma prova incontestável, Baltazar mostrou a planta dos pés, que estavam completamente queimadas. O médico examinou as queimaduras e disse desconhecer o que poderia causar tantos danos.
O médico o levou para a cidade vizinha para cuidar dos ferimentos. Mas Baltazar afirmava que as queimaduras foram causadas pelo fogo do inferno.
Na cidade de Muro Alto, não se falava em outra coisa a não ser a história em que Baltazar havia ido ao inferno.
O que intrigava ainda mais a todos, foi que Baltazar disse que lá no inferno, ele tinha visto o irmão agiota, a esposa do padeiro e o amante, o Chico da horta e o fazendeiro Bernardo (que todos diziam ser matador de aluguel).
É claro que nada ficou esclarecido de verdade, a não ser o falatório e a morte de Baltazar 13 dias depois de sua ida ao inferno.
Até hoje as pessoas se perguntam, será que Baltazar voltou para ficar de vez no inferno? E os outros, para onde vão depois de morrer?

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Textos de Grandes Autores" - Novembro de 2017