Isabel Cristina Silva Vargas
Pelotas / RS

 

 

Espectro



        

Quem vê aquela mulher prestes a completar setenta anos, caminhando lentamente, sem pressa, aparentando cansaço, e com chinelo e roupas caseiras sem qualquer glamour não imagina quantas outras já habitaram aquele corpo ao longo de sua jornada.

Escondida no fundo de sua alma há uma menina que lembra das brincadeiras de crianças, dos cuidados com os irmãos menores a quem ela amava e achava-os de  irradiante beleza, fazendo-a sentir-se a gata borralheira comparada a eles.

Lembra do nome das bonecas, das amiguinhas, e das dificuldades financeiras; dos adultos que a magoaram com uma palavra ou outra, fazendo-a prometer a si mesma que iria estudar, ser "alguém" e não mais se sentiria humilhada ou até mesmo inferior diante de outras meninas de sua idade. 

Na adolescência encontrou uma mocinha mais revigorada, com uma autoestima crescente frente aos olhares de admiração de colegas e amigos. Fez amizade com ela e a mantém no recôndito de sua alma sabendo que foi a sua  força e tenacidade em buscar seus objetivos que a fez chegar até aqui.

Talvez sejam os resquícios de sua determinação que permaneçam para sustentar essa sombra de uma mulher que realizou seus sonhos, casou por amor, teve os filhos que desejava e a quem proporcionou tudo que almejava acreditando que isso os faria felizes como desejava ser.

Foi agregadora durante toda sua vida, ajudando pai, mãe, irmãos, esquecendo o quanto a vida é cíclica .Criou quatro filhos, hoje tem cinco netos, mas à medida que o tempo passava, os idosos foram morrendo, em um acidente perdeu filho, seguido do marido que sucumbiu a dor, e o irmão, de doença. 

As filhas têm suas respectivas famílias e moradas e hoje está sozinha carregando dentro de si não mais a esperança no futuro, mas a recordação daquelas que a trouxeram até aqui.

 

 

 

 


 




Conto publicado no "Livro de Ouro Contos "- Edição 2021 - Outubro de 2021

Visitei a Antologia on line da CBJE e estou recomendando a você.
Anote camarabrasileira.com.br/ouroc21-001.html e recomende aos amigos