Rosemary Gobbo Duarte
Campinas / SP

 

Infausto acontecimento

 

    O início da vida conjugal entre Roger e Lorrane, foi marcado por uma grande paixão e o desejo de juntos, concretizarem arrojados projetos futuros- um deles, e o mais importante, era o de viverem em outro país.
    Enquanto Lorrane, uma Nutricionista concursada do Serviço Público Municipal, demonstrava ser uma mulher sensível, equilibrada e serena, Roger, um Analista de Sistemas de uma Empresa Multinacional, era o retrato fiel de um cidadão de temperamento forte, impulsivo e impaciente, embora em vários momentos, mostrava-se extremamente prestativo com todos.
    Ambos foram casados em primeiras núpcias e depois se divorciaram. Desses eventos, nasceram Gabriela, filha de Roger que adolescente, vivia com a mãe que por vez, mantinha sua guarda; e Tomás, filho de Lorrane que jovem ainda, se emancipou e saiu da casa materna para morar sozinho.
   O anúncio oficial do casamento de Lorrane e Roger ocorreu então, bem depois dos dois já terem devidamente legalizado cada qual, sua situação.
    A vida do casal transcorria dentro de certa normalidade, ainda que os horários de trabalho de cada um fossem incompatíveis entre si. Os filhos de Lorrane e de Roger mantinham uma relação de amizade e de respeito com eles, cada vez que se encontravam. As visitas também eram frequentes, por conta dos encontros familiares de aniversários e outros.
    Depois de alguns anos de muitas pesquisas, intensa programação e grande empenho na economia das despesas fixas e tentarem driblar as extras, a poupança conjunta já se mostrava suficiente para realizar o tão sonhado “voo livre” para outras plagas. A felicidade dos dois era de causar inveja a qualquer um, afinal, fazer as malas para recomeçar a vida na Europa, é um projeto quase que impossível pra muitos assalariados que nunca conseguem poupar um centavo, num País onde até o ar que se respira é taxado com impostos estratosféricos.
     Os preparativos para a grande viagem se intensificaram nos últimos meses e tudo caminhava para um desfecho feliz quando num final de semana, Lorrane acorda com fortes dores no abdome, uma espécie de cólicas que no decorrer do dia foi se agravando e nenhum analgésico, parecia aliviá-la. Roger, a conduziu ao Hospital mais próximo e alguns exames foram solicitados com urgência, pelo Médico Plantonista do dia. O quadro de saúde de Lorrane parecia grave... uma hemorragia interna detectada nos primeiros exames sugeria a necessidade de submetê-la a uma tomografia para um melhor diagnóstico.
      Roger parecia não acreditar no que estava acontecendo... Lorrane, não poderia estar com problemas de saúde, logo agora, vociferava Roger aos mais próximos por diversas vezes.
      Mais tarde, veio então, o diagnóstico: portadora de tumor maligno no abdome com indicação para cirurgia imediata, devido à iminência de outras hemorragias.
      A partir daí, Roger não conseguia esconder seu desespero, diante de tal situação; não se conformava com o fato de meses e dias atrás, tudo transcorrer normalmente, sem queixa alguma de Lorrane.
      Tomás, ao tomar conhecimento da grave doença de sua mãe, imediatamente procurou por Roger e pediu-lhe que cancelasse a reserva de viagem feita dias antes, diante da nova situação que se apresentava. Para sua surpresa, ouviu de Roger:- “nunca- por nada desistirei dessa viagem”. O rapaz teve a sensação de ter sido alvejado com um tiro no peito, mas questiona-o:- “como assim? Minha mãe nessa situação e você pensando ainda, em viajar”? Continuou o rapaz, emocionalmente transtornado e mais uma vez, ouviu de Roger o que nunca poderia imaginar: - “ela estará sendo muito bem assistida e em companhia da família, enquanto eu estiver fora para resolver os problemas da nossa nova moradia na Itália; espero poder retornar em breve”.
   Roger, já no hospital, se aproxima do leito da esposa tentando se desculpar e Lorrane, fragilizada com a notícia de sua doença, reúne forças suficientes para exigir-lhe que não mais retornasse e muito decepcionada com sua egoística atitude disse-lhe:- “o leme do destino acaba de alterar sua rota e a partir de hoje, cada um seguirá seu caminho”.
  Lorrane sobreviveu à cirurgia e continuou com os tratamentos de rotina (pós-operatório), mantendo uma qualidade de vida boa junto aos seus familiares enquanto que Roger, após algumas semanas de sua chegada à Itália, sofreu um infarto fulminante, vindo a falecer em Pádua, completamente só.  
    

 

 

 
Conto publicado no livro "Contos Fantásticos" - Junho de 2018