Augusto dos Anjos

Nelson
Rodrigues

Ismar
Becker

Neri
Bocchese

Lygia
Fagundes

Carlos D.
Andrade


Maria
Ioneida

Helio
Sena

Claudia
Fontenele

Samuel Alencar

Casimiro de Abreu

Euclides
da Cunha




Quem somos


A Câmara Brasileira de Jovens Escritores foi fundada em 29/12/1986 com uma proposta editorial/pedagógica definida desta forma no art. 1º do seu Estatuto: "... incentivar a produção literária de autores publicando em livro suas poesias, contos, crônicas, romances ou qualquer outra forma de expressão literária..."

Desde sua fundação, a CBJE publicou mais de 2.500 poetas nas 23 antologias Painel Brasileiro de Novos Talentos (projeto encerrado em julho de 2003) e mais de 8.000 autores - entre poetas, contistas e cronistas - nas séries Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, Antologia de Contos de Autores Contemporâneos, Antologia de Contos Fantásticos, além de uma centena de edições especiais, como Antologia Os Donos da Vida, Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea, Os Mais Belos Poemas de Amor, Antologia de Poemas Dedicados, entre outras publicações. E muitos desses autores vêm publicando livros independentes contando a com nossa assessoria editorial. Assim, a cada livro publicado, temos a sensação de que cumprimos o dever cívico de estar oferecendo, dentro das nossas possibilidades, "um novo destino ao jovem autor brasileiro".

Com o passar do tempo, a CBJE também reviu seu conceito de "jovem", alargando seu significado e abrindo suas portas para "todos os que se sintam assim", independentemente da idade. Desta forma, já publicamos "jovens" cujas idades variam de 7 a 94 anos. A jovialidade, para a CBJE não é uma questão cronológica mas sim de expressão vital.

Em outubro de 2004, a CBJE assumiu definitivamente o Projeto Saber - um programa integrado para acelerar a aprendizagem, fundado em maio de 1971, por Luiz Carlos Martins - incorporando-o ao site para que nossos jovens visitantes tivessem fácil acesso às modernas técnicas de Condicionamento Mental para a Aprendizagem, para melhorar o rendimento escolar.

Em janeiro de 2005, foi a vez da Literatura de Cordel, uma das mais importantes formas de expressão literária do povo brasileiro, ser incorporada, também, à nossa página. Nesse capítulo, os leitores poderão conhecer a história do cordel, os cordelistas mais famosos e suas obras mais significativas.

Em dezembro de 2015, a Câmara Brasileira de Jovens Escritores assumiu a direção e gestão administrativa da Litteraria Academiae Lima Barreto e do 1º Colegiado de Escritores Brasileiros.
Reeleita em 30 de novembro de 2017, para o biênio 2017/2018, a mesa diretora da CBJE está assim constituída:

Gláucia Helena/Presidente do Conselho de Administração
Luiz Carlos Martins/Supervisor Editorial
Georges Luiz/Editor Geral
Profª Fernanda Redon/Editora de Antologias


 


Os contatos com CBJE podem ser feitos pelo telefone (21) 3393-2163