Quem somos

A Câmara Brasileira de Jovens Escritores foi fundada em 29/12/1986 com a proposta editorial/pedagógica assim definida: "... incentivar a produção literária de autores publicando em livro suas poesias, contos, crônicas, romances ou qualquer outra forma de expressão literária..."

Desde sua fundação, a CBJE publicou mais de 4.000 jovens autores nas séries Antologia de Poetas Brasileiros , além de uma centena de edições especiais, como: Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea, Os Mais Belos Poemas de Amor, Antologia de Poemas Dedicados, entre dezenas de outras publicações. E muitos desses autores vêm publicando livros independentes contando a com nossa assessoria editorial. Assim, a cada livro publicado, temos a sensação de que cumprimos o dever cívico de estar oferecendo, dentro das nossas possibilidades, "um novo destino ao jovem autor brasileiro".

Com o passar do tempo, a CBJE também reviu seu conceito de "jovem", alargando seu significado e abrindo suas portas para "todos os que se sintam assim", independentemente da idade. Desta forma, já publicamos "jovens" cujas idades variam de 7 a 94 anos. A jovialidade, para a CBJE não é uma questão cronológica mas sim de expressão vital.

Em outubro de 2004, a CBJE assumiu definitivamente o Projeto Saber - um programa integrado para acelerar a aprendizagem, fundado em maio de 1971, por Luiz Carlos Martins - incorporando-o ao site para que nossos jovens visitantes tivessem fácil acesso às modernas técnicas de Condicionamento Mental para a Aprendizagem, para melhorar o rendimento escolar.

Em janeiro de 2005, foi a vez da Literatura de Cordel, uma das mais importantes formas de expressão literária do povo brasileiro, ser incorporada, também, à nossa página. Nesse capítulo, os leitores poderão conhecer a história do cordel, os cordelistas mais famosos e suas obras mais significativas.

Em dezembro de 2015, a Câmara Brasileira de Jovens Escritores assumiu a direção e gestão administrativa da Litteraria Academiae Lima Barreto - fundada no início da década de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, é uma instituição cultural sem vínculo político-partidário ou comercial de qualquer espécie, e que tem por missão definida em Estatuto a defesa incondicional da autêntica Cultura Brasileira nas suas diversas expressões e manifestações e a divulgação e promoção de autores contemporâneos afinados com nossos ideais.e do 1º Colegiado de Escritores Brasileiros.

Nosso Corpo Acadêmico é composto por autores indicados e aprovados pelos membros da Mesa Diretora do 1º Colegiado de Escritores Brasileiros - Órgão Executivo da L.A.L.B.  Desta forma, são rejeitados pleitos de terceiros ou de primeiros interessados em ocupar uma cadeira simbólica no nosso Plenário. O rito de avaliação considera a atuação dos indicados no tempo presente e condiciona a permanência dos laureados à ação continuada da sua proposta literária. Todos os acadêmicos merecedores dessa distinção recebem nosso Diploma de Distinção Literária e podem fazer uso de tal titulação em seus currículos literários.

1º Colegiado de Escritores Brasileiros

O 1º Colegiado de Escritores Brasileiros foi fundado em 1959, na cidade do Rio de Janeiro, por escritores, também, comprometidos com os valores mais fundamentais da Nação Brasileira. A partir de 1977, dada a afinidade de ideais e propósitos entre as instituições, o Colegiado foi efetivado estatutariamente como "Orgão Executivo da L.A.L.B. ", tendo como tripla atribuição:
1 – Identificar, catalogar e promover literatos brasileiros – escritores, poetas, cronistas, romancistas, cordelistas etc. – profissionais ou não, cujas obras tenham relevante qualidade literária e que estejam verdadeiramente comprometidas com a nossa cultura e nossa nacionalidade, credenciando-os como Acadêmicos de fato e de direito;
2 – Garantir aos Acadêmicos nossos espaços midiáticos para divulgação da sua imagem como escritor, associando suas imagens às imagens de valor e qualidade indispensáveis à sua promoção profissional;
3 – Preservar, apoiar e incentivar – sem ufanismo – as expressões mais puras da autêntica cultura brasileira, reagindo com vigor contra qualquer insinuação que tenha por objetivo claro e declarado desvalorizar-nos enquanto nação.

...

Uma grande nação se sustenta sobre valores intocáveis. Seus símbolos, mitos e tradições lhe conferem autonomia cultural e é a partir dessa autonomia que os cidadãos constroem sua identidade. 'Importar valores' por pura questão de modismo, é como que algemar o cérebro, oferecendo-o gratuitamente ao tronco dos miseráveis. Nossa missão é fazer com que nosso o povo deixe de ser mero consumidor de excrescências e opte por um destino mais nobre.