Rosemary Gobbo Duarte
Campinas / SP

 

Maquiavelismos políticos

 

          

             A vida de Ângelo, desde sempre, foi marcada por grandes dificuldades financeiras e se agravara à época em que se preparava para ingressar na Faculdade de Medicina. De família humilde, seus pais não tinham como financiar seus estudos superiores, pois a renda familiar era insuficiente. O jeito então foi negociar com uma empresa da área hospitalar, uma carga horária de trabalho que fosse compatível com os horários de seus estudos.
            Após anos de perseverança e dedicação, Ângelo consegue graduar-se; optou pela Clínica Médica- Clínico Geral e começa assim, uma nova fase de sua vida, com muito trabalho, horários com plantões diurnos e noturnos, em vários dias da semana. Depois de algum tempo, doando-se incansavelmente na resolução de casos difíceis de serem diagnosticados, o conceito de médico bem sucedido e sua ilibada conduta, resultaram num convite pessoal do Chefe do Poder Executivo (Prefeito) do Município em que residia, para assumir a Pasta da Saúde em sua Administração, isto é, o cargo de Secretário da Saúde.   
          Surpreso com o inesperado convite solicitou alguns dias para avaliar as
condições as quais teria de se adequar, tendo em vista os compromissos assumidos na área de clínica-hospitalar. Depois de rigorosa análise da situação, o Dr. Ângelo resolve aceitar aquele desafio e apresentar um Projeto de Gestão inovadora que viria, futuramente, sanear grande parte das mazelas vividas pela população (principalmente da periferia) como:- a falta de Programas Assistenciais voltados às crianças e aos idosos nos Postos de Saúde, atendimento médico geral insuficiente para suprir a demanda, ausência de um PS (Pronto Atendimento) vinte e quatro horas, e distribuição de medicamentos gratuitos ininterruptos.
           Convite aceito e nomeação oficial efetivada, o Dr. Ângelo é empossado no cargo de Secretário da Saúde e assume imediatamente suas funções; convoca inicialmente, todos os funcionários em exercício naquela Secretaria para uma reunião, comunica a todos o seu programa de governo e com muita transparência dita os rumos do seu Projeto que seria implementado já nos próximos dias, desde que não houvesse por parte do Prefeito e demais Assessores-Adjuntos, previamente designados por indicações de Partidos Políticos que compunham sua base de governo, e o auxiliavam nas decisões.
         A partir desse dia, o Dr. Ângelo começou a receber críticas de opositores ao seu Projeto; não admitiam determinadas iniciativas de quem nunca esteve à frente da Secretaria da Saúde e se posicionavam contra a nomeação de um cidadão que não era filiado a nenhum Partido Político e nem demonstrava qualquer interesse em ocupar um cargo eletivo.  Surgem grupos ligados à base governista e outros da oposição, formando conchavos visando benefícios próprios, usando de manobras fraudulentas, dignas de pessoas infames, para tentar denegrir o inovador Projeto do Secretário.
        Foi grande a decepção do Dr. Ângelo! O único erro que cometera até aquele momento, foi o de ignorar (até por ingenuidade), a astúcia e os maquiavelismos  no processo de obtenção de alguma coisa no meio político. Os dias que se seguiram foram tumultuados; uma minoria tentava dar um voto de confiança ao recém nomeado mas, a maioria era formada por verdadeiros canalhas, corruptos que se vendiam por qualquer coisa e que na verdade não tinham compromisso algum com o povo e muito menos com o Serviço Público. Promoviam greves, hasteando “banners” pedindo a saída do Secretário, tentando desqualificar as ações bem intencionadas do Dr. Ângelo e usavam de todos os recursos para que ele não levasse adiante, sua proposta de ações transformadoras.
        A pressão era muito grande; as tentativas de buscar junto ao Prefeito, soluções de conscientização  do mal comportamento exercido por eles, na medida em que  viviam em função de angariar fundos para seus próprios bolsos, foram inúteis; o fascínio que o poder exerce sobre quem se encontra nele investido, é maior do que qualquer bom Projeto transformador, para uma sociedade carente de assistência.
       Dr. Ângelo entendeu, com o passar dos dias, que aquele não era o seu lugar... mais do que nunca precisava estar onde pudesse salvar vidas e não onde a imoralidade já se disseminara por todos os Órgãos do Poder Público.   Foi até o Gabinete do Prefeito e sem delongas, exclamou:
 - Peço venia, para colocar  meu cargo de Secretário da Saúde à disposição de Vossa Excelência... e confirmo esta decisão.   

 

 

 

 
Poema publicado no livro "Data venia!... E tenho dito!" - Contos - Março de 2018