Alberto Magno Ribeiro Montes
Belo Horizonte / MG

 

Comentários

 

                

Gosto de ler os comentários na Internet sobre qualquer assunto, principalmente em reportagens de jornais, revistas, ou mesmo das postagens no FACEBOOK, vídeos do YOU TUBE, etc. As pessoas (principalmente os brasileiros) são muito criativas e originais. Às vezes, a matéria  nem é tão interessante assim, mas os comentários!!! Vale a pena lê-los. Certos assuntos podem provocar os mais variados pontos de vista, em pessoas que realmente os levam a sério, às que levam na brincadeira, na gozação e por aí vai…Algumas opiniões não têm nada a ver com o que foi mostrado (pois muitas pessoas querem mesmo é falar besteiras ou simplesmente ”aparecer”). Por exemplo, se certo artigo é sobre medicina, alguém vem com um parecer criticando a política ou os políticos, consumo de bebida alcoólica, drogas, etc…
            Alguns comentários são extremamente originais, cultos, e outros inteiramente sem noção. Há os grosseiros, outros com imoralidades, palavrões, xingamentos…e também aqueles simplesmente hilários…de rachar de rir, Os sobre sexo, então, se sobressaem nesse universo. Às vezes, pelo título da matéria, já dá para prever o que se dirá sobre ela. Algumas reportagens nem chego a ler…apenas pelo título, já vou direto nos comentários. Quando o assunto me interessa e eles são em grande número, por exemplo 200 ou mais, leio TODOS, pois acho que assim a gente aprende muito, ou apenas se diverte. Avaliações funcionam às vezes até como “válvula de escape” e  nos fazem pensar, nos mostram  que tem gente que pensa como nós, e outras de forma diferente da nossa. Com frequência, chego mesmo a pensar: como que alguém PENSOU ISSO sobre determinado tema? Nunca que eu ia imaginar uma coisa dessas! Certas pessoas revelam uma cultura muito grande, uma sensatez invejável ao interpretar questões sérias, outras são de uma ignorância sem limites.
            Uma vez, li um artigo sobre religião e as observações foram as mais diversas possíveis. Essa é uma questão muito delicada e complexa, pois cada um pensa de um jeito. Costumo dizer que religião, futebol e política não se deve discutir com ninguém, pois geralmente termina em briga ou desavença (em casos extremos até em morte), já que cada pessoa tem suas próprias convicções e geralmente todas elas acham que a opinião delas é a realmente certa…a única que vale. Portanto é perda de tempo discutir isso. Podemos até dar nossa opinião (com o intuito ou não de convencer o outro), mas devemos sempre respeitar a maneira dele ver e entender as coisas. Teve um comentário que um amigo meu fez do referido artigo, que para mim sobressaiu sobre os demais  e é exatamente como vejo essa questão. Foi o seguinte ( com as devidas modificações, é claro!):
            RELIGIÃO- “Tem gente que ainda acredita nesses contos de fadas. Se uma pessoa tem um amigo imaginário, a isso chamamos esquizofrenia. Quando várias pessoas têm um amigo imaginário, chamamos de religião. Acordem da lavagem cerebral, vão cuidar do planeta, vão aproveitar suas vidas fazendo o bem, mas porque isso nos traz satisfação, nos faz felizes, e não por medo de sofrer punições "divinas". Deuses foram criados para "explicar" aquilo que o homem ainda não conhecia, pra transformar o povo em massa de manobra através do medo, e pela fraqueza do homem em aceitar que a morte é o fim de tudo. Por isso que  o Deus cristão e Jesus Cristo são só alguns dentre milhares de personagens religiosos fictícios. Parem e reflitam, a religião depende da época e do lugar (país) em que vocês nasceram. Se tivessem nascido na Grécia antiga, acreditariam nos deuses gregos. Se tivessem nascido na Índia, acreditariam nos deuses hindus. Se tivessem nascido numa tribo indígena, acreditariam nos deuses da natureza. É tão simples de entender. Por isso essas religiões "castigam" quem questiona. Abram os olhos.”
            E assim sigo lendo comentários, pois como eu disse acima, isso é uma grande fonte de conhecimento, uma maneira de aprender muito com as pessoas e de enxergar o mundo por outra ótica...sem filtros.

 

 

 

 
 
Publicado no Livro "Contos que copiam os sonhos" - Edição 2018 - Novembro de 2018