Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Maria José Zanini Tauil
Rio de Janeiro / RJ

 

Fragmentos de uma história de amor por email


       Sevolc, no livro de visitas de um site:(26/12/2013) Olá, Jô. Que prazer! Que emoção ¨reencontrar¨ uma pessoa tão querida, depois de tanto tempo! Permita-me manter contato sempre. Se não for possível, vou entender.  Com carinho e saudades.   Sevolc.            
 Ela:  Me ni nooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não acredito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 Seu nome ao contrário é ótimo!Que alegria! Uma viagem ao passado! Trocarmos ideias e lembranças sempre será um prazer! Feliz Ano Novo!
 Com imenso carinho e saudades de uma época em que “sofri e chorei, mas emoções eu vivi!”Beijinhossssssssssssssssssssssssss,Jô

(Ele) Que recepção calorosa! Que bom recebermos de alguém, a quem não vemos há tanto tempo, tanto carinho e alegria por nos "encontrar".  Fiquei muito feliz por saber que você está bem, e com uma linda família. Você merece tudo de bom. E muito mais que isso. Deus, com certeza, ainda reserva muitas maravilhas para você. Quanto aos transtornos físicos...  paciência. Temos mesmo que saber levá-los. O mais importante é a saúde do espírito. E quem a conhece não hesita em reconhecer o quanto o seu é saudável. Jô, querida, tenho muito para lhe contar. São quase 50 anos. Espero que você não exija muito da memória deste velhinho.(...)
(Ela) Verdade... 46 anos e parece que foi ontem. Quanto a Deus, eu não peço mais; só me limito a agradecer.  “Velhinho”... como essa palavra me soa estranha!  Um dia, ouvi num noticiário: “uma idosa de 65 anos foi atropelada e morreu...” Aí, fiquei pensativa...idosa...65...caramba! Eu sou uma idosa!!!!!

 (Ele  03/02/2014) Sinto-me com 21 anos.Você me faz sentir assim. Uma grande vontade de gritar que estou feliz porque amo e sempre fui amado!Às vezes fico rindo sozinho. Parece mentira que a reencontrei. Agora, só a morte nos separa.Durmo e acordo com você no pensamento.

(Ela) Quanto ao parecer ter 21 anos, eu preciso disso para viver, sabe? ...minhas lembranças. Os textos românticos são exigência dos que me leem , mas são sempre melancólicos, falam de um amor unilateral, sonhado e não concretizado. Isso enche o meu mundo: a fantasia.(...)

(Ele) Tantos anos de um amor congelado. Um amor de adolescente - empolgante e fugaz, na maioria das vezes. Um amor sofrido e regado a lágrimas e saudades,  que ficou em um cantinho do seu/meu coração assistindo um outro amor nascer, crescer, florir e enriquecer com segurança, paz, felicidade, conforto e alegrias.  Que coração é esse? É possível amar durante uma vida  inteira? (...)

(Ele- 15/02/2014) Fiquei muito emocionado com a experiência de hoje.Ouvir você ao telefone!Tratando-se de nós, é um acontecimento jamais previsto nos últimos 46 anos e vai fumaça. Muitas vezes, ao acordar, em um repente, acho que sonhei. E logo caio na real. Maravilhoso e real. Ouvir  você é demais. E eu ouvi. Ler, eu já o fazia há algum tempo.  Lembre-se sempre, somos espíritos. Os espíritos não ficam velhos jamais. Não deterioram como a carne. Somos criaturas de Deus. Por isso somos perfeitos. O sentimento não é carnal. É espiritual. Assim consigo explicar um amor inexplicável.  O meu amor por você,que não será extinto jamais. Nem pela velhice do nosso corpo, nem pela morte.  Querida, já falei e vou repetir “centas” vezes: amo você, como um adolescente!. Lembra? Certo dia eu a acompanhei até o colégio Rivadávia Correia, no centro da cidade, próximo à Central do Brasil. Você estava uniformizada, saia azul marinho e blusa branca. Estávamos só nós dois no vagão do trem. Milhões de vezes devo ter passado pelo colégio, e aquele nosso momento sempre me voltou à lembrança.(...)
(Ele) Você está aqui, dentro deste coração. Sempre esteve e sempre estará. Descobri isso um pouco tarde. O que eu tenho muita certeza é que muitas conquistaram o meu corpo. Mas meu coração, só você conseguiu com essa imensa ternura com que sempre me tratou.(...)
(Ele) Quanto mais eu vejo essas fotos suas, que ainda tenho, mais aumentam as minhas dores da alma. Sinto alguma coisa muito forte por dentro. Alguma coisa que dói muito. Você em pé, linda, linda, mostrando um corpinho entalhado por Deus à mão;  ou sentada, com uma elegância muito natural... que pernas lindas, que cinturinha; que mulher bonita!  Embora as fotos estejam um pouco indefinidas, posso ver um rostinho encantador, com uma beleza enriquecida por um par de olhos muito expressivos, fitando-me. Parecem me dizer:" te amo tanto, tanto. Vou te amar assim por toda a minha vida.  Sempre serás meu único e verdadeiro amor...por que  me maltratas tanto? Por que  magoas o meu coração? Por quê? Por quê?"  Não consegui controlar a emoção redigindo esse texto. Conforme dedilhava essas últimas palavras, um aperto na garganta e lágrimas... veio o choro, silencioso, com direito a nariz escorrendo, e tudo o mais  que acompanha um choro sentido, inclusive o soluço. Desliguei o computador e fui fazer algumas coisas.(...)

(Ele)Eu queria muito acabar com aquilo tudo, e não sabia como. Tudo preparado: igreja, convidados, apartamento alugado, etc. Você estava na minha cabeça, mais do que nunca. Sem perceber, mentalizava encontrá-la. E aconteceu naquele 28 de junho de 1970. Acho que era um sábado. Foi um encontro casual. Eu estava aflito. Disse-lhe, depois de nos cumprimentarmos: "meu casamento será no próximo sábado. Diga que me aceita de volta, e eu acabo com tudo". Calma e delicada, com aquele tom de voz suave e carinhoso, forma como sempre se dirigia a mim, falou: "não,Sevolc. Várias vezes terminei com aquele rapaz, porque você queria voltar e logo me abandonava.  Agora, já estou comprometida com ele. Chega." -Desejou-me felicidades, despediu-se e desapareceu na noite. Para sempre... nunca mais a vi. Creia, assim está na minha memória nosso último encontro.

(Ele) Falar contigo por e mail não é migalha. Jamais me passou a ideia disso acontecer. Sabe quando imaginamos alguém inacessível? Assim eu pensei anos e anos em ti. Quantas músicas te dediquei? Perdi a conta. Tenho algumas de 75. Eu já estava separado da Tê e  nem lembravas que eu existia. Mando as letras em anexo.(...)

(Ele-3 meses depois) Você não me perdeu, eu perdi você. Ressuscitar nossos momentos  juvenis é maravilhoso. É assim como se ter um sonho, do qual não se quer acordar. E se acordamos, queremos dormir outra vez, na esperança do sonho continuar. Não pude tê-la como esposa. Minhas escolhas erradas, levaram-me a um casamento cheio de remendos, até o seu final. A sua opção por me esquecer, também a levaram a dar uma direção equivocada à sua vida. Se não pude fazê-la a esposa dos meus sonhos, também não queria ter com você uma relação furtiva e platônica. Gosto demais de você para tê- la assim. Nosso amor existe. Da minha parte, pode crer, é muito mais real do que possa imaginar. Não duvido nenhum pouco do seu. Todavia, ambos temos impedimentos que tornam inviável darmos continuidade de forma diferente  às  nossas fantasias. Está sendo maravilhoso. Três meses estão valendo  para suavizar uma saudade de 46 anos. Estarei sempre aqui. Na outra ponta do seu micro. Minha doce Little Girl, você sempre estará fundida na minha memória e nos meus pensamentos.Como é bom ler um poema seu e encontrar-me lá, nas entrelinhas! É bem mais do que mereço!(...)

(Ele)...Por incrível que isso possa lhe parecer, tê-la respeitado durante o nosso namoro, foi pela minha formação moral. Minhas irmãs passavam-me valores que eu punha em prática. Minha santa índole. Nunca aceitei traí-la. Jamais fiz jogo duplo com você. Se aparecia outra, preferia terminar o namoro a trair nossa relação. Pode ter certeza, que eu roeria o meio-fio das ruas, mas levaria a sua virgindade para a nossa lua de mel. Haveria intimidade entre nós? Óbvio. Mas seguraria a minha onda. Por que estou falando isso tudo? Caráter. Nunca traí as mulheres com quem me casei. Jamais trairia você no casamento. Esteja certa disso. Sentir-me-ia sujo. Principalmente quando olhasse para as minhas filhas. Deu para me conhecer um pouco mais? Estou abrindo meu peito, mostrando meu autorretrato, dizendo coisas que não digo nem para mim, e a mulher que tanto amo diz saber tão pouco de mim.
Você não faz ideia do quanto  me doeu  nosso adeus final. Você era o meu norte. Meu ar na hora do sufoco. Era você quem eu sempre procurava quando o meu coração doía. Conheceu-me um pouco mais?(...)

 (Ele) Ah se eu pudesse voltar ao passado!Tive a mulher da minha vida nas mãos.Com tudo que um homem procura: beleza, ternura, doçura, inteligência,
cultura, sensualidade e principalmente:apaixonada.Quem perdeu, fui eu.
Meu amor, minha linda, adoro você.(...)
                                                                   ***
Esses e mails continuaram até 2 de maio de 2016, quando, de repente, Sevolc teve uma morte abrupta, por um rompimento da aorta, na altura do abdome.
Ela, lê e relê e mails... chora de saudade. Ele, certamente, espera a amada  nos jardins do céu, com muitas flores nas mãos para lhe dar no dia em que chegar, para dar continuidade ao amor que só chegou ao auge através da troca virtual.

 

 
 
Poema publicado no livro "Os mais belos Contos de Amor" - Outubro de 2016