Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Rubens Alves Ferreira
Taguatinga / DF

 

Noemas (crônica de bar)

 

Entro no bar do Vazco, cumprimento o Boquinha, o Professor, o Profeta e outros conhecidos. “Dá um uísque aí, oh Vaz. Mas deixa de ser rídico! Seu uísque tem muito gelo”. – Dou umas risadas e completo – “CAPRICHA! ” – Espero o Vaz servir, pego o copo e escolho um local “tranquilo” para ficar, longe da televisão (inaudível) e do som ambiente na entrada do bar. Entre tacadas de sinuca e as vozes que vão subindo de tom à medida que a bebida faz efeito, é possível ouvir alguns trechos do que é dito em várias mesas, conversas em andamento, entrecortadas. Não vou descrever ou citar nomes. Não se encara as pessoas em local assim; e ainda por cima é uma boa desculpa para me abster disso (abster-se é joia). Começo a bebericar, divagar... e o povo falando:
   – ...o artigo 85 da Constituição Federal diz ser crime o que foi feito com relação ao Orçamento e à Improbidade administrativa. Ainda assim, aparecem uns caras de pau para defender o contrário. Não sei sobre a Lei orçamentaria; ou se a pena é desproporcional, mas até a AGU defender isso...
   – Se tudo foi consentido, houve participação.
   – As pessoas que dizem que é golpe têm o rabo preso. Até meu professor que é petista roxo, reconhece o crime de responsabilidade, mesmo que não tenha agido diretamente, foi conivente. 
    – ...saca só a escalação deles: Mão-de-vento, Cai-cedo, Já-morreu, Meio-quilo e Pinguinha; Simidão, Paradona e Sidane; Cáca Grande, Frod e Fiasco.
   – E ainda perderam? kkkkk!
  – ...sabe o que pensei esses dias? Será que o MST não vira uma Farc da vida? ... as FARCs tiveram a mesma base; no início, um movimento agrário... e foram tomando outra dimensão, se aliaram ao narcotráfico e hoje, é um grupo beligerante reconhecido no mundo todo. Um miniexército “terrorista”.
   – Aqui não tem vez! Já sufocamos inúmeras rebeliões e movimentos. Você acha que o Brasil é um país continental de graça? Os americanos queriam dividi-lo e não conseguiram...
   – ... você começa com um aquecimento de 3 minutos; acelera por 20 segundos (tiro); ritmo moderado por 02’; outro tiro de 20’’; mais 02’ médio; outro tiro de 20’’ e 02’ de desaceleração. Total 10 minutos. Três vezes por semana.
   – É o estudo canadense neh?! Não precisa mais aquele tédio de 50 minutos olhando para a parede ou para o relógio...  
   – ...todos esses vermelhos são o que diz o comentarista J: manifestantes de aluguel, militantes, comissionados e intelectuais burros...
   – A maioria tem boas condições de vida e fica querendo terra. Causando alvoroço.
   – ...sabia que o juiz que suspendeu o WhatsApp caiu na corregedoria e pode ser condenado a se aposentar compulsoriamente?
   – Coitado!!! – Foi abuso de poder. Medida extrema... ah eu! Se tivesse estudado...
      – ...a força deles é o molusco. Mas o procurador geral está preparando a cama dele. Veja a representação deles no Senado, sem o apoio da bancada! ... ridícula!
   – O molusco tinha que sair fora... ir se entender com o Fidel ou seu amigo Hugo Chávez.
   – Melhor que seja desmoralizado e preso. Senão vira mártir, herói, santo...
   – É uma boa também! O Brasil está num estado crítico. Crises econômica, política, beirando a institucional; instabilidade... a coisa está tão feia que já vi gente querendo que volte o militarismo. O povo perde a noção também. Vai ser difícil... acho que não existe um político que possa reestruturar o país... processo demorado que exige competência.
  – Do regime militar, só vi Geisel e Figueiredo; mas aí, já era a “Abertura”. Era criança e morava no interior. Olhando a história, parece guerrilha e a coisa não foi bonita. Mas comunismo não se sustenta mais. Hoje é globalização, tecnologia e capitalismo. Imagina! ... essa quadrilha conseguiu o poder e quer mantê-lo a qualquer custo; um projeto louco de perpetuação no poder... quem sabe por 30-50 anos.
   – Mas e depois da Petrobrás? Caixa, Banco do Brasil e BNDS? ...
   – ...rapaz! Ninguém desmancha casamento não. Se você entra é por que a porta já está aberta. Depois escancara. Desse jeito.
   – É! Mas eu tenho uma sorte de achar casamento em crise. E o pior que elas ficam gostando de mim. – Coça a cabeça – o que é que vou fazer com tanta mulher descasada e com filhos na minha cola?
   – Bom é mulher casada! Que o marido toma conta! ... Kkkkkkk! Aconselha ela a voltar para o marido.
   – ... e a preocupação hoje é conter a ciência e tecnologia C&T que ameaça o planeta. Só que há uma tendência de buscar soluções no passado, como foi o Renascimento e todos os “Neos”. Temos que preservar, priorizar ação sustentável; mas sem regredir...
   – Sim. Não sei se você já viu os projetos daquele deputado J!?
   – Ouvi falar que cospe nos outros. Que projeto é esse?
   – Ele quer implantar cartilha gay na escola para crianças de 06 anos. Meu deus! Uma criança com seis anos não tem discernimento algum do que quer... do que é....
  – ... mais uma lei feminista criada por machistas sexistas pra gente administrar, pagando a conta pelos broncos. – Levanta a mão e acena para o balcão – OH VAZ! Traz outra GELADA aqui.  – E continua – essa turma só sabe atirar no próprio pé.
   – Uns inconsequentes...
   – Do jeito que vai, nada faria mais sentido do que Marte e Vênus!
   – ... Democracia descamba para anarquia. A troca de sistema de governo é um ciclo descrito por estudiosos. Depois da anarquia seria a monarquia. Aí! – Faz uma cara de desgosto – Tem que pular.
   – Totalmente. Falando em monarquia, os Nobres brasileiros também queriam a volta do Império. Me poupe! Não sei o que será de nós!?
   – Todo mundo está no jogo...
   – ...com parlamentarismo vai ser como técnico de futebol. Vai mudar Primeiro-ministro todo dia.
   – Exatamente.
   – ...não! Agora o São Paulo e o Audax são os melhores times do Brasil. – Balança os dois braços – Já estão babando o ovo...
   – ...rapaz! Mas precisa tanta frescura para uma tocha? Coitado do fogo e da lamparina!       – Faz cara de desânimo – E aí?
   – Não entendi por que em vez de entrar pelo portão do estádio Mané Garrincha, tem que fazer rapel. Barco, piscina...
   – Será que foi assim em outros países??? – Coça a barba...
Por volta de nove horas já muita mesa fechou a conta; outras calaram; e eu, depois de quatro doses, já estava pronto para ir embora jantar. Ficaram uns gatos pingados.
   – EI VAZ! Quanto deu aí? A conta!

 
 
Conto publicado no livro "Contos do Vigário e outras Picaretices" - Julho de 2016