Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Lourdes de Oliveira Silva
Capanema / PA

 

Caiu no "Conto do Vigário"

 

José Manoel era o seu nome. Um moço alto, moreno, bonito, cabelos escuros, olhos verdes, características típicas de um galã de novela. Muito esperto e inteligente, especialista em Tecnologia, chamado de “doutor das máquinas”. José Manoel era funcionário público estadual, responsável pela montagem, desmontagem e manutenção dos computadores. Um certo dia, as máquinas não funcionaram e José Manoel precisou sair para passar e-mails e imprimir documentos em um Cyber para resolver suas pendências, demorou um tempo e quando retornou encontrou bem na entrada do prédio onde trabalhava, um rapaz alto, branco, cabelos claros e encaracolados com sotaque estrangeiro que perguntou-lhe: - Aqui nesta rua mora um veterinário chamado Pedro? Você sabe onde é a casa dele?
José Manoel respondeu:
- Nesta rua não mora nenhum veterinário. O veterinário que conhecemos fica no Comércio de Produtos Rurais, na próxima rua paralela a esta.
Neste momento chegou outro rapaz dizendo ser funcionário do IBAMA e que tinha estado em uma fazenda no município de Capitão Poço e a dona da fazenda deu à ele um bilhete da Loteria Federal, dizendo estar premiado e gostaria que os dois o acompanhassem até a Caixa Econômica, para servirem de testemunha, pois iria levar o bilhete para conferir e fazer o depósito na conta da senhora. Neste momento alguém ligou, ele atendeu e disse que era a senhora dona do bilhete e que ela daria R$ 15.000,00 (QUINZE MIL REAIS), a quem fosse com ele ao Banco, e foi logo perguntando quem tinha conta no Banco e também pediu para ver os cartões. José Manoel e o outro rapaz disseram que possuíam contas no Banco e mostraram-lhe os cartões.
O que dizia ser funcionário do IBAMA disse:
- Temos que transferir a conta do BB (Banco do Brasil) para a Caixa Econômica para ganhar os 15.000,00 (Quinze Mil Reais), e temos que pegar o dinheiro vivo, levar para a Caixa e abrir uma nova conta e vamos fazer isso agora. José Manoel e o falso Gringo entraram no carro do que se dizia funcionário do IBAMA e foram embora. Chegando numa praça o dito cujo disse: - Vocês fiquem aqui que eu vou retirar meu dinheiro para vocês verem que eu estou falando a verdade. Saiu do carro e foi andando, alguns minutos depois voltou com um bocado de dinheiro em uma bolsa e exibiu à Jose Manoel e ao falso gringo, dizendo: Agora é você que vai buscar o seu para irmos a Caixa Econômica, mas nós vamos levá-lo ao Banco, e foram. Em frente ao Banco parou o carro, deu uma sacola à ele e disse: - Vamos esperá-lo mais ali na frente. José Manoel entrou no Banco, sacou todo o seu dinheiro que não era muito e foi encontrar-se com eles, entrou no carro, entregou o dinheiro ao que se dizia ser funcionário do IBAMA e este falou: Agora vamos à Caixa Econômica, ao se aproximar da Caixa ele disse: - Vamos passar direto e José Manoel falou: - Você não disse que íamos à Caixa Econômica? Vá você sozinho otário. Desça do carro e não olhe para trás e deixe de ser otário.

 

 

 
 
Conto publicado no livro "Contos do Vigário e outras Picaretices" - Julho de 2016