Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Helena Maria S. Matos Ferreira
Guapimirim / RJ

 

O vendedor elegante

 

Lucinha era apaixonada por livros. Sempre que podia, comprava-os. Já era professora quando apareceu na Escola onde lecionava, um vendedor de livros. Na hora do recreio, ele apresentou a Lucinha e às suas colegas, várias coleções. Havia uma de Língua Portuguesa que muito lhe interessou. Os livros tinham capa vermelha e os títulos, assim como o nome do autor, em dourado. Uma belezura. Mas não era época de pagamento e as professorinhas ficaram tristes e desanimadas. Não poderiam fazer as compras. A sineta anunciou o término do recreio e todas retornaram às salas de aula.
Quando a noite chegou, Lucinha já estava em casa e alguém a chamou no portão. Era o tal vendedor de livros. Muito simpático, pediu licença para entrar, pois queria conversar com ela. A permissão lhe foi dada. A família quase toda estava reunida na pequena sala e ele muito conversador logo se pôs à vontade. Brincou com as irmãs mais novas de Lucinha, conversou com o pai e com a mãe dela e lhes disse a que viera. Falou que fora à loja de tecidos dos pais de uma das professoras e eles se prontificaram a pagar a primeira parcela dos livros escolhidos e, que assim que o pagamento de cada uma fosse depositado, repassariam o dinheiro aos comerciantes. Era um empréstimo. Pois bem, Lucinha ficou muito contente e aceitou a proposta. Assinou o recibo que ele mostraria aos pais da amiga, e eles pagariam a quantia determinada. E havia algo mais: o jovem vendedor estava até namorando uma menina conhecida, há algumas semanas, demonstrando que estava acima de qualquer suspeita. Garantiu que retornaria dentro de alguns dias, para entregar os livros, pois os que estavam com ele, eram do mostruário.
Na hora da despedida, o vendedor muito amável, apertou a mão de todos e Lucinha levou-o até o portão. Percebeu que ele estava meio cabisbaixo. Toda aquela pose, o sorriso e a tagarelice transformaram-se. Voltando-se para a professorinha disse-lhe: - "Você é especial. Se eu não estivesse namorando sério, eu lhe pediria em namoro. Desejo que você seja muito feliz. Adeus!" 
Não é que o vendedor de livros era um grande vigarista? Chegou àquela cidade, ficou por lá algumas semanas, namorou uma menina, ganhou a confiança de todos, "vendeu" livros para várias professoras, conseguiu que um casal de comerciantes experiente, emprestasse dinheiro para a primeira parcela, pegou o dinheiro e desapareceu para sempre. Nem a namorada descobriu o seu paradeiro.
Em resumo, Lucinha e todas as suas colegas tiveram de reembolsar os comerciantes mesmo sem ver sequer a cor dos livros novamente. Que decepção!
Foi um grande conto do vigário, muito bem planejado por um só golpista que se apresentou de forma elegante e educada.

 

 
 
Conto publicado no livro "Contos do Vigário e outras Picaretices" - Julho de 2016