Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Paulo Provençal
Campinas / SP

 

Extrema perícia

 

Onde quer que você vá nesse mundão de Deus há de encontrar alguns tipos bem comuns, presentes em todos os lugares  como o corno, o pé de cana (este tem menos que corno), o repentista e o mentiroso. Mentiroso, então, acho que tem até mais que corno.
Em Brejo Santo, perto de Rococó das Almas, chega a ter um concurso anual reunindo os melhores mentirosos do país. E qualquer um pode se inscrever, menos os políticos, que  levariam vantagem por mentirem com mais profissionalismo.
Ano passado quem venceu foi Tiburcinho, filho do finado Seu Castor:
...
“- Isso que eu vou contar, não é mentira não, é pura verdade. Pena que meu saudoso pai não esteja aqui de corpo presente pra testemunhar, porque ele também estava naquele avião.
Era uma sexta-feira, 13 de agosto. Tinha tudo pra dar errado naquele dia, não fosse a perícia dos dois pilotos: o piloto do nosso avião, que estava indo pro sul, e o piloto do outro avião, que estava indo pro norte.
Lá pelas dez e meia da noite, uma escuridão dos infernos lá no alto, a dez mil pés de altitude,  ninguém via nada lá fora até que de repente, deu pra gente ver lá de longe um holofote mirando na direção do nosso avião. Nisso foi aquele auê dentro do avião. Era o  piloto do outro avião avisando que eles estavam na mesma rota e que não dava mais tempo pra desviar. Iam bater de frente!
Aí é que os dois pilotos mostraram que eram bons no negócio da pilotagem.
Vocês precisavam ver: o piloto do nosso avião pisou fundo no freio, o avião chegou até a dar uma rabeada; o outro piloto fez a mesma coisa. Era aquela barulheira de pneu cantando, o avião balangando pra lá, pra cá... parando, parando, parando... e pararam, por incrível que pareça... a menos de um palmo, de frente, um para o outro. Isso lá no céu, pertinho de São Pedro!”

 

 
 
Conto publicado no livro "Contos de Verão" - Março de 2016