Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Joyce Lima
Itagibá / BA

 

Pinguins apaixonados

 

Teca e Tibo formam uma dupla apaixonada e apaixonante de pinguins da Antártica que visitam anualmente o litoral brasileiro. Tibo conheceu Teca quando ela era bem novinha. Foi amor à primeira vista. Em uma das suas idas ao mar, Teca foi cortejada por Tibo, um pinguim muito charmoso e imponente.
            Tibo, assim que viu Teca, abaixou os seus olhos em direção ao chão. Ficou assim por alguns segundos e começou a procurar uma pedrinha de compromisso para oferecer àquela que flechara seu coração. A corte durou duas semanas até que Teca aceitou a pedrinha oferecida por Tibo. Assim, juraram amor eterno.
       A partir desse dia, Teca e Tibo não se soltaram mais. Os dois se uniram e juntaram pedrinhas, uma a uma, para fazer o ninho do casal. Foi uma tarefa árdua porque algumas vezes tiveram suas pedrinhas coletadas por outros pinguins, mas conseguiram fazer o seu ninho de amor.
Assim que punha cada ovo, Tibo o guardava em suas patas para chocá-lo por sessenta e cinco dias, sem comida, no frio rigoroso, protegido por suas densas penas. Enquanto isso, Teca se aventurava mar a fora para se alimentar e trazer comida para os filhotes. Quando Teca retornava o filhote já havia nascido, quando assumia os cuidados, enquanto E assim, a dupla se revezava para cuidar das suas crias até que ficassem aptos para a aventura e sobrevivência da espécie.
Ao retornar do mar, meses depois, Tibo e Teca se envolviam em um novo ritual amoroso, cumprindo rotinas hierárquicas e reprodutivas. E, mais um ovo... Mais um filhote. Mas, certa vez, algo errado aconteceu... O ovo deslizou na placa de gelo quandoTeca foi depositá-lo nas patas de Tibo. Dessa vez, não teve filhote.
Teca e Tibo puderam fazer juntos a viagem mar a fora, caçar e se alimentarem juntos. Mesmo com a longa viagem eles continuavam sempre ao lado um do outro, demonstrando o carinho e amor que existia entre eles. A fidelidade de ambos encantava os curiosos e estudiosos que observavam o imenso grupo de pinguins que cobria grande extensão do mar e da praia. Foram vistos juntos por dois períodos seguidos. Provavelmente, não teve ovo para Tibo chocar e nem filhotes para Teca cuidar.
Esse ano, Teca e Tibo não foram vistos entre o grupo de pinguins da Antártica que invadem uma das praias brasileiras todos os anos. Os pesquisadores não conseguiram encontrá-los.

 

 
 
Conto publicado no livro "Contos de Verão" - Março de 2016